O áspero colosso A visão da cordilheira de arranha-céus intimida os que acabam de chegar, e quem chega pensando em ficar descobre logo na entrada que o aviso do baiano Caetano Veloso num verso de Sampa vale para qualquer forasteiro: será um difícil começo. O áspero colosso provoca temores que a beleza hipnótica do Rio de Janeiro abranda; sugere perigos que o jeito oferecido de Salvador revoga. A sexta maior metrópole do planeta jamais sorri no primeiro encontro com desconhecidos (às vezes não sorri nunca) e não consegue ser efusiva com ninguém. Mas tem vagas (e algum tipo de emprego à espera dos aprovados) para todos os que topam submeter-se ao teste de sobrevivência na cidade que completa 458 anos neste 25 de janeiro. (...) Augusto Nunes, Veja, 25/01/2012. O título da reportagem (“O áspero colosso”) sintetiza a ideia, predominante no texto, de que São Paulo é uma cidade, ao mesmo tempo, descomunal e:
discriminante
tediosa
excêntrica
inacessível
inóspita
Soluções para a tarefa
Resposta:
Inóspita
Explicação:
.
O título indica que São Paulo é uma cidade, ao mesmo tempo, descomunal e inóspita.
Alternativa E.
"O áspero colosso"
O título é "O áspero colosso", em referência à cidade de São Paulo.
O termo "descomunal" tem o mesmo sentido de "colosso", que remete a algo de grandes proporções, gigantesco. Já o termo "áspero" tem o mesmo sentido de "inóspito", que pode caracterizar um lugar onde é difícil de se viver, um lugar inabitável, pouco acolhedor.
Essa é uma forma metafórica de caracterizar São Paulo, descrita na reportagem como uma cidade que intimidade pela frieza das relações e das construções, pela violência e pela dificuldade de sobrevivência.
Leia mais sobre interpretação de texto em:
https://brainly.com.br/tarefa/42896386
https://brainly.com.br/tarefa/44455768