O Artigo 26A da Lei nº 11.645/2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, regulamenta que, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, “torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”.
O ensino da história e da cultura indígena deve garantir que crianças e jovens:
(A)-Reconheçam que o problema gerado pela interculturalidade é a influência da cultura do “homem branco” sobre os povos indígenas, que vem gerando transformações nas culturas originais desses povos ao longo da história.
Incorreta:
(B)-Aprendam sobre a diversidade cultural, de modo a conhecer e a valorizar a cultura indígena, sua forma de andarem nus e de se vestirem com penas de animais, de viverem nas ocas e alimentarem-se da caça e da pesca, diferentemente das culturas não indígenas.
(C)-Aprendam sobre processos de transformação e de influências culturais, percebendo que os indígenas que passaram a se vestir com calça jeans e a usar celulares e laptops ainda mantêm as culturas de seus povos.
Resposta correta
(D)-Entendam a necessidade de dar emprego aos índios e colocá-los a viver nas cidades, não sendo necessário demarcações de terra.
(E)-Conheçam e valorizem a história e a cultura dos povos antigos, hoje em franca extinção, devido a problemas de saúde e de subsistência, pois não possuem mais, na sua maioria, caça e pesca abundantes.
Soluções para a tarefa
O ensino da história e da cultura indígena deve garantir que crianças e jovens aprendam e se situem acerca da importância destas culturas para a própria formação cultural brasileira, em termos de historicidade (Alternativa C).
As culturas indígena e africana representam a base da formação cultural brasileira. Mesmo com a grande influência da cultura ocidente sobre os demais povos, como indígenas utilizando celulares e calça jeans, a cultura dos mesmos ainda permanece, e principalmente, deve ser respeitada.
Resposta: Alternativa
Aprendam sobre processos de transformação e de influências culturais, percebendo que os indígenas que passaram a se vestir com calça jeans e a usar celulares e laptops ainda mantêm as culturas de seus povos.
Explicação: