Saúde, perguntado por garrudas36, 10 meses atrás

O artigo 196 da Constituição Federal afirma que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Isso significa dizer que a saúde é um direito e não um serviço ao qual se tem acesso por meio de uma contribuição ou pagamento de qualquer espécie. Nesse contexto todos os cidadãos brasileiros têm direito à saúde.Imagine que você é um profissional de saúde coordenador do Núcleo de Defesa do SUS de uma Secretaria Estadual de Saúde e foi convidado para desenvolver um material educativo sobre os princípios do SUS: universalidade, equidade e integralidade, para a população. Você deve desenvolver os conceitos sobre os devidos princípios do SUS que serão utilizados nesse material educativo. Seu texto deve trabalhar com uma linguagem clara e objetiva, lembrando que deve ser de fácil entendimento para a população.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
131

Os princípios doutrinários do SUS são:

1. Universalidade: Onde a saúde é um direito de todos e me dever do Estado, sem distinção de raça, credo, orientação sexual, condições financeiras, etc.

2. Integralidade: Ter um olhar sobre o indivíduo de forma diferenciada. Olhar ele e ao seu redor, sua comunidade e sua família. Prestar assistência tanto na prevenção quanto na assistência médico - hospitalar. Articulando uma referência e contra - referência eficaz e realizar um acompanhamento horizontal sobre este individuo.

3. Equidade: Igualdade com justiça. Dar aos mais necessitados e vulneráveis condições mais apropriadas em relação aqueles que não são tão vulneráveis.

Respondido por felipesilva999
26

Resposta:

Segundo o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e  econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso UNIVERSAL e IGUALITÁRIO as ações e serviços, para sua promoção proteção e recuperação. (Agencia Nacional de Saúde Suplementar).

Explicação:


farmaciajobim: Os princípios do SUS são:

1. Universalidade: A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, sem distinção de raça, credo, orientação sexual, condições financeiras, etc.

2. Integralidade: Olhar cada indivíduo de forma diferenciada. Olhar ele e o seu redor, sua comunidade e sua família.

3. Equidade: Igualdade com justiça. Dar aos mais necessitados e vulneráveis condições mais apropriadas em relação aqueles que não são tão vulneráveis.
Perguntas interessantes