O aquecimento global e as alterações climáticas de hoje são de um tipo novo. São causados pela ação do homem. Mas nós tivemos de nos adaptar a mudanças no clima por centenas de milhares de anos. Sobrevivemos por 1,5 milhão de anos à idade do gelo. Os últimos 10 mil anos foram os mais estáveis em termos climáticos dos últimos 750 mil anos. O que me surpreende é ver tantos especialistas falando sobre as mudanças atuais sem olhar para a História. Não percebem quão vulneráveis nós somos em comparação a um império de 500 anos atrás, porque nunca existiram tantos seres humanos e porque vivemos em cidades numa civilização industrial. Os efeitos do clima atingem bilhões de pessoas. Estudar o clima passado é saber como outros povos se adaptaram às mudanças. É obter pistas sobre o que fazer no futuro. (Revista Época, 12 maio 2008.) De acordo com o texto, é correto afirmar: a) Com relação às mudanças climáticas, somos mais vulneráveis hoje do que éramos antigamente. b) Não houve mudanças climáticas nos últimos 10 mil anos. c) Com relação às mudanças climáticas, somos vulneráveis hoje tanto quanto éramos antigamente. d) Com relação às mudanças climáticas, somos menos vulneráveis hoje do que éramos antigamente. e) A quantidade de seres humanos no planeta hoje (bilhões de pessoas) é uma prova de que as alterações climáticas não constituem risco ao ser humano.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A letra (A) evidencia corretamente o gabarito da questão.
Isso ocorre porque, com o progresso da humanidade, o homem passou a poluir mais e a explorar mais os recursos da natureza.
Nessa perspectiva da realidade, o texto deixou claro que estamos mais vulneráveis, sobretudo em relação às mudanças climáticas, que são responsáveis pelas irregularidades das chuvas em muitas regiões do mundo.
Por fim, o texto reforça a necessidade da realização de estudos climáticos e obtenção de informações sobre o que pode afetar a humanidade mais para a frente.
Siga firme na direção dos seus sonhos!
Perguntas interessantes