O apartheid foi uma política segregacionista praticada na África do Sul até meados dos anos 1990. No Brasil, nunca houve uma forma segregacionista semelhante. Inclusive, as leis brasileiras classificam qualquer ato de racismo como crime. Analise fatos e comente as consequências sociais do racismo.
Soluções para a tarefa
A escravidão foi uma política segregacionista racial no Brasil.
As leis atuais não impedem que a segregação e discriminação racial continue ocorrendo, ainda que de forma camuflada e culturalmente imbuída no cotidiano.
As consequências do racismo no Brasil se refletem socialmente quando se observa as posições ocupadas por brancos, negros, indígenas e asiáticos na economia do país, o que reforçam esteriótipos racistas.
Não é comum negros ou indígenas em posições de lideranças de profissões renomadas, porém, é comum que a maioria esmagadora da população das favelas sejam destes grupos (no caso do índio, eles estão completamente exclusos do âmbito social atual).
Esta posição social é um reflexo da época da escravatura, ou seja, é errôneo afirmar que no Brasil não há ou não houve segregação racial.
oiee
ent...
As leis de hoje em dia não impedem que a segregação e discriminação racial continue ocorrendo, mas ela ainda acontece de forma escondida no dia-a-dia
Não é comum ver negros/indígenas liderando profissões ''chiques''
essas situações acontecem porque são um reflexo da época dos escravos, resumo da história: sim ainda acontece racismo no Brasil
espero ter ajudado, aq vai uma imagem pra alegrar seu dia