História, perguntado por jflaviosaopaul, 1 ano atrás

O antropólogo teuto-americano Franz Boas (1858-1942), defensor da corrente denominada histórica, pode-se dizer, esteve entre o difusionismo e o funcionalismo. Contrário a essa explicação evolucionista para a diferenciação das culturas, Boas demonstrou que cada sistema cultural constituiria uma unidade integrada, resultado de um desenvolvimento histórico específico.Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:Com isso, determinou a independência dos fenômenos culturais em relação aos condicionantes geográficos e biológicos, vigentes como explicação desde o período formativo da Antropologia. PORQUEPara esse autor, o etnocentrismo, que tem ocorrido praticamente em todo o mundo, ajuda a conter a animosidade entre as diversas culturas. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
a.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
b.
as duas são falsas.
c.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
d.
as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
e.
as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
374
Olá, boa tarde!

Acerca da existência do etnocentrismo e do contexto acima, pode-se afirmar o seguinte:

O etnocentrismo é um conceito antropológico, este indica que um indivíduo ou grupo de indivíduos acredita ser superior aos demais, diante da diversidade de línguas, hábitos, costumes e culturas em geral.

Essa atitude aumenta o preconceito e agrava a vontade de extinguir e denegrir as culturas já existentes. Logo, a afirmativa 1 está correta e a segunda afirmativa é falsa, haja vista que afirma que o etnocentrismo ajuda a liminar o desejo de destruição do próximo.
Respondido por dineyfire
234

a afirmativa 1 está correta e a segunda afirmativa é falsa, haja vista que afirma que o etnocentrismo ajuda a liminar o desejo de destruição do próximo.

Perguntas interessantes