História, perguntado por gabiemah, 10 meses atrás

O ano de 2019 inicia com uma intensificação das denúncias de invasão a terras indígenas no Brasil. Ao menos cinco terras demarcadas registraram roubo de madeira, derrubada de floresta para pastagens e, ainda mais grave, a abertura de picadas e estabelecimento de lotes para ocupação ilegal dos territórios tradicionais. As Terras Indígenas (TIs) Arara, no Pará, e Arariboia, no Maranhão, registraram no primeiro mês do ano a invasão de madeireiros e a de grileiros que vem tentando se estabelecer no interior das áreas demarcadas. Os povos Uru-Eu-Wau-Wau e Karipuna, ambos em Rondônia, identificaram novas investidas de grileiros, que já abrem picadas e, no caso Karipuna, vem se estabelecendo dentro da terra indígena.(...) Em pelo menos quatro destas terras indígenas, a devastação causada por invasores e os riscos que eles representam são ainda mais graves em função da presença de grupos indígenas isolados. É o caso das TIs Awá, Arariboia e Uru-Eu-Wau-Wau, onde a existência destes grupos é reconhecida pela Funai, e da TI Karipuna, onde os indígenas já afirmaram terem avistado isolados circulando pelo território. a) Identifique o problema descrito pelo texto. (0,25) b) O problema apontado pelo texto é novo ou acontece há muito tempo? Explique. (0,5) c) Comente a respeito de outros dois problemas enfrentados pelos indígenas desde a chegada dos portugueses. (1,25) e URGENTEEEEE

Soluções para a tarefa

Respondido por VitoriaCCunha
10

Resposta:

a) Invasão das terras indígenas

b) O problema não é recente, pois os povos indígenas são explorados desde de o descobrimento do país.

c) Outros problemas enfrentados atualmente pelos indígenas, não só atualmente como, já que são resquícios de  problemas que nasceram ainda na colonização, nos primeiros séculos do “descobrimento” do Brasil.  Logo os problemas enfrentados hoje são consequência de anos de exploração.

Um dos principais problemas enfrentados, além da invasão de terras é a redução da população indígena. Só no Brasil, existiam cerca de cinco milhões de indígenas quando os portugueses aqui chegaram.  Com a chegada da primeira leva  de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio.  Atualmente, no Brasil,  são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro. Ou seja, de cinco milhões, no século 16, temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai.

São outros problemas, a miséria, o alcoolismo, o suicídio, a violência interpessoal, que afetam consideravelmente essa população.

Perguntas interessantes