O ano de 2015 marcou um novo momento da política demográfica chinesa com o afrouxamento da chamada política do filho único, que passou a permitir dois filhos por casal. Entre as causas justificadas para tais modificações, estão: a-a redução brusca da população chinesa e a necessidade de maior quantidade de mão de obra no campo. b-o desequilíbrio nos gastos educacionais e os maiores gastos com saúde nos anos iniciais. c-a necessidade de formação de mão de obra qualificada e a diminuição dos índices de urbanização. d-o envelhecimento da população chinesa e a necessidade de reposição da população economicamente ativa (PEA). e-o grande número de emigrantes na parte noroeste do país e a redução de minorias étnicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:O crescimento demográfico chinês vem diminuindo consideravelmente. Tanto é que a Índia, segundo país mais populoso do mundo, com mais de um bilhão de pessoas, deverá ultrapassar a China em termos populacionais nas próximas décadas, a não ser que esse país também adote severas leis de controle populacional.
Por outro lado, o governo chinês vem encontrando problemas demográficos resultantes da desaceleração do crescimento vegetativo do país. O primeiro deles é a bomba demográfica do envelhecimento, que resultaria do aumento da proporção do número de idosos, o que acarreta sérios desequilíbrios previdenciários. Esse problema, atualmente vivido na Europa e no Japão, seria mais duramente sentido na China, que ainda se encontra em nível de subdesenvolvimento, com muitos problemas sociais.
Por essa razão, o governo, nos últimos anos, vem flexibilizando a política do filho único para conter o problema do envelhecimento populacional na China. Afinal, estima-se que a proporção de trabalhadores e aposentados caia de 5 por 1 para 2 por 1 até o ano de 2030 caso nenhuma medida seja tomada. Além dos problemas com a previdência social, o país também deve sofrer com a queda da mão de obra (um dos principais atrativos atuais do país para os investimentos estrangeiros) e a consequente queda do consumo, trazendo a perspectiva de desaceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
Apesar desse cenário, as mudanças atuais ainda são tímidas, com a permissão de um segundo filho para os casais que assim o desejam. Além do mais, muitos analistas demográficos vêm apontando que as próprias famílias chinesas (sobretudo as
Explicação:
Resposta:
Letra D
Explicação:
confia que tá certo.