O ano de 1968 foi protagonista de agitações no mundo todo. Os jovens se mobilizavam pelos descontentamentos com a política. No Brasil, não foi diferente. Nesta data, existiam um pouco mais de 270 mil universitários, menos de 0,5% da população total. DO CARMO, 2001: 85 A mais conhecida manifestação do mês, chamada de “Passeata dos 100 mil” (26/06/1968) é peculiar por alguns motivos. Dentre eles o único que não podemos citar é:
a) foi um movimento em que não se sabe a quantidade certa de participantes apesar de o nome ser “Passeata dos cem mil”. b) não foi um movimento violento.
c) foi o último movimento universitário do período da ditadura militar.
d) teve participação de diversos seguimentos da sociedade (estudantes, professores, artistas, mães, padres, freiras, intelectuais, professores, jornalistas, servidores, advogados e populares)
e) tinham bombas nas ruas e infiltrados entre os participantes do movimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A resposta incorreta sobre a Passeata dos 100 Mil é a letra C: "foi o último movimento universitário do período da ditadura militar.".
A passeata dos Cem Mil
A passeata dos Cem Mil ocorreu em junho de 1968 no centro do Rio de Janeiro, reunindo milhares de estudantes, artistas, professores, jornalistas e pessoas que apoiavam as causas defendidas pelo movimento: o fim da ditadura, fim da censura e violência contra civis.
Essa passeata foi organizada após a morte de um estudante em uma manifestação no mesmo ano. A passeata foi durante todo o seu percurso pacífica e não houve confrontos. Após esse movimento, aconteceram ainda muitas outras manifestações com o movimento estudantil, associado a outros setores da sociedade.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes