O ângulo de ligação do metano (CH4) é 109,5ºC, o da amônia (NH3) é 107,0º e o da água (H2O) é 104,5ºC. Os ângulos de ligação, nessas moléculas, são diferentes em razão: *
a) do raio atômico dos átomos centrais.
b) de o carbono, oxigênio e nitrogênio apresentarem pares de elétrons livres.
c) de o ângulo de ligação depender da eletronegatividade do átomo central.
da diferença de hibridização de C, O, N.
d) de o oxigênio apresentar dois pares de elétrons livres (não-ligantes), o nitrogênio, um par de elétrons livres e o carbono, nenhum.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta é a letra a
Explicação:
é a letra a
Alternativa E. O oxigênio apresenta dois pares de elétrons livres (não-ligantes), o nitrogênio, um par de elétrons livres e o carbono, nenhum.
Entendendo Geometria molecular
Os ângulos de ligações pode ser analisando primeiramente pelo átomo central de cada composto químico. Seguindo a tabela periódica vemos que os átomos centrais dos compostos são o carbono, o nitrogênio e o oxigênio e respectivamente as camadas de valência tem 4, 5 e 6 elétrons na última camada e precisam de 8 elétrons para se estabilizar (regra do octeto).
Logo, a geometria das moléculas, podem ser entendida pela Teoria da Repulsão dos Pares Eletrônicos da Camada de Valência (RPECV), onde as estruturas fornecem elétrons ligantes e não ligantes nos pares centrais.
Estude mais sobre geometria molecular em: https://brainly.com.br/tarefa/9364791