“O Almeidinha gosta também de se posicionar sobre os assuntos que causam comoção. Para ele, a atual onda de violência em São Paulo só acontece porque os pobres, para ele potenciais criminosos (seja assassino ou ladrão de galinha) têm direitos demais. O Almeidinha tem um lema: “Direitos Humanos para Humanos Direitos”. Aliás, é ouvir essa expressão, que ele não sabe definir muito bem, e o Almeidinha boa praça e inofensivo da vizinhança se transforma. “Lógica da criminalidade”, “superlotação de presídios”, “sindicato do crime”, “enfrentamento”, “uso excessivo da força”, para ele, é conversa de intelectual. E se tem uma coisa que o Almeidinha detesta mais que o Lula ou o Mano Menezes (sempre nesta ordem) é intelectual. O Almeidinha tem pavor. Tivesse duas bombas eram dois endereços certos: a favela e a USP. A favela porque ele acredita no governador Sergio Cabral quando ele fala em fábrica de marginais. A USP porque está cansado de trabalhar para pagar a conta de gente que não tem nada a fazer a não ser promover greves, invasões, protestos e espalhar palavras difíceis. O Almeidinha vota no primeiro candidato que propuser esterilizar a fábrica de marginal e a construção de um estacionamento no lugar da universidade pública”.
Fonte: PICHONELLI, M. Direitos humanos para humanos direitos. Publicado por Carta Capital em 08/11/2012 16h23. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/direitos-humanos-para-humanos-direitos, acesso em 12/04/2018.
Suponha que você seja amigo de Almeidinha e esteja conversando com ele sobre as definições de direitos. Considere as assertivas abaixo sobre o tema.
I. A noção de cidadania está atrelada à noção de direitos humanos, definida pela Declaração do Homem e do Cidadão na França, em 1789. Isso significa que estamos falando de direitos universais, independentes dos países ou territórios.
II. Os direitos humanos constituem resultado de reinvindicações pelos direitos da burguesia em também possuir propriedade privada e ter garantia nisso, ainda que estivesse submetida às leis do monarca.
III. A proteção e a promoção dos direitos humanos são critérios para que se possa identificar uma democracia, ou até mesmo avaliar quão democrático é um sistema político, ou uma sociedade.
IV. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi um reconhecimento das grandes potências de que o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que trouxeram diversas atrocidades à Humanidade.
É certo o que se afirma em:
a. I, II e III.
b. I, II, III e IV.
c. I, III e IV.
d. Apenas IV.
e. II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
Olá!
c.I, III e IV.
Os Direitos Humanos compreendem direitos básicos universais, que garantem a dignidade básica a todos os cidadãos, sejam em espaços de lazer ou espaços de trabalho.
Dessa forma, foi inicialmente implementada pela Declaração do Homem e do Cidadão na França, em 1789 com a Revolução Francesa, e posteriormente salvaguardada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Portanto, apenas a afirmativa III encontra-se errada, pois a definição de direitos humanos é mais abrangente do que a apresentada.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás