O alfaiate pardo João de Deus, que, na altura em que foi preso, não tinha mais do que 80 réis e oito filhos, declarava que “Todos os brasileiros se fizesse franceses, para viverem em igualdade e abundância”. MAXWELL, K. Condicionalismos da independência do Brasil. SILVA, M. N. (Org.). O império luso- brasileiro, 1750 1822. Lisboa: Estampa, 1986.
O texto faz referência à Conjuração Baiana. No contexto da crise do sistema colonial, esse movimento se diferenciou dos demais movimentos libertários ocorridos no Brasil por: a) defender a igualdade econômica, extinguindo a propriedade, conforme proposto nos movimentos liberais da França napoleônica. b) introduzir no Brasil o pensamento e o ideário liberal que moveram os revolucionários ingleses na luta contra o absolutismo monárquico. c) propor a instalação de um regime nos moldes da república dos Estados Unidos, sem alterar a ordem socioeconômica escravista e latifundiária. d) apresentar um caráter elitista burguês, uma vez que sofrera influência direta da Revolução Francesa, propondo o sistema censitário de votação. e) defender um governo democrático que garantisse a participação política das camadas populares, influenciado pelo ideário da Revolução Francesa.
Soluções para a tarefa
"Defender um governo democrático que garantisse a participação política das camadas populares, influenciado pelo ideário da Revolução Francesa."
(Obrigado,e boa sorte com os estudos)
______________________________________________________Atenciosamente:Lucas Scarllett Bittenncourtt.
Resposta:
Letra E.
Explicação:
A alternativa “e” é a alternativa correta, tendo em vista que, ao contrário da Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) possuía participação e alcance entre as camadas populares da sociedade. Composta por soldados, negros (livres e escravos), pedreiros, sapateiros e alfaiates, o movimento que deu origem à Conjuração Baiana (1798) - também conhecida como Revolta dos Alfaiates -, pretendia acabar com a dominação portuguesa, proclamar uma República democrática, abolir o regime escravocrata, aumentar a remuneração dos soldados e promover melhores condições de vida para a população. Influenciados pelos ideários provenientes da Revolução Francesa (1789), a Conjuração Baiana se diferenciava da Inconfidência pelo seu caráter popular e por suas propostas. Em resumo, propostas como a abolição da escravidão e a preocupação com a condição de vidas das camadas populares conferiam a Conjuração Baiana (1798) características de um movimento emancipacionista amparado em bases populares. Por fim, o governo português reprimiu o movimento violentamente, condenando os seus líderes - sobretudo os mais pobres - ao enforcamento e ao esquartejamento.