O albiniSmo, despigmentação da pele, da íris dos olhos e dos cabelos, é uma doença transmitida por herança genética autossômica recessiva. Sobre o albinismo, considerando-se um casal que tem pigmentação normal e sabendo-se que o homem é filho de pai normal e mãe albina, e a mulher é filha de mãe normal e pai albino, faça o heredograma representando esta família e seus possíveis genótipos.
Soluções para a tarefa
O albinismo é uma doença causada por uma falha genética que impede ou diminui drasticamente a produção de melanina. Por causa de seu papel na proteção dos danos causados pelos raios solares, a deficiência de melanina pode acarretar em problemas de visão e de pele.
Existem diversos tipos de albinismo. O mais comum é o oculocutâneo, que afeta os olhos e a pele, mas variações que afetam somente os olhos também podem ocorrer.
Ainda não existe uma cura para o albinismo, mas as complicações causadas pela doença são facilmente tratadas e podem ajudar o albino a levar uma vida normal. A doença atinge 1 em cada 17.000 pessoas ao redor do mundo, sendo comum em países da África subsaariana.
Entretanto, o albinismo não atinge somente os seres humanos. Animais também nascem com a doença e, via de regra, não sobrevivem muito tempo em seu meio natural, pois, além da sua debilidade perante os raios solares, eles também são mais facilmente identificáveis por suas presas e predadores.
A única forma de sobrevivência eficaz para animais albinos é a vida em cativeiro. Por sua beleza e raridade, eles se tornam atração em zoológicos ao redor do mundo.
Mesmo assim, algumas pessoas confundem animais albinos com animais que somente possuem a coloração branca (os leucísticos). Muitas vezes, animais que têm a coloração branca são vendidos como albinos quando, na realidade, só possuem a pele branca.
Por ser uma condição mal compreendida, em alguns países africanos, como a Tanzânia e Burundi, existe a crença de que as pessoas albinas teriam propriedades mágicas, o que faz com que muitas delas tenham seus direitos humanos violados e até mesmo sejam assassinadas. Por isso, a Nações Unidas estabeleceu o dia 13 de Junho como o Dia Internacional de Conscientização sobre Albinismo.
Por causa de todo esse misticismo envolvendo a doença, albinos podem sofrer de problemas como isolamento social e constrangimentos, que podem levar à problemas psicológicos.