ENEM, perguntado por gustavonox3942, 10 meses atrás

O acorde místico (também chamado de Prometheus) — originalmente elaborado pelo compositor russo Alexander Scriabin — é consfituído por seis notas: Dó, Fá#, Sib, Mi, Lá e Ré. Há registros de ufilização desse acorde em diversos padrões musicais. Ele pode ser encontrado na música The rose that came to bloom, do cantor e compositor Ed Motta. Historicamente, o acorde representa um período marcado por diversas estratégias de expansão tonal.Considerando a estrutura do acorde como um recurso morfológico de criação musical, avalie as afirmações a seguir.I.O acorde místico é uma dominante estendida, pois contém dois trítonos: Dó-Fá# e Mi-Sib.II.Analisando melodicamente as notas do acorde místJco, conclui-se que há grande similaridade com a estrutura intervalar do modo superlócrio que, por sua vez, também conserva função dominante.III.O acorde míst1co possui função indeterminada e, por esse motivo, considera-se como um acorde pós-tonal em quaisquer situações de transposição.IV.Analisando melodicamente as notas do acorde místico, conclui-se que há grande similaridade com a estrutura intervalar do modo Iídio b7, cujo uso é comum tanto na música regional nordestina quanto na improvisação jazzísfica.É correto apenas o que se afirma emüi !v.O I e III.fú II e III.O II e IV.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
0

A alternativa correta é a II e IV.

O acorde de natureza mista é considerado como um acorde mistico por ser apresentado como um acorde de rigem sintética em que as seis notas e, posteriormente, as escalasde associação e de coleção que ocorrem por meio da afinação.

Elas servem se baseando em uma origem pautada na harmonia e na melódica com peças que representam, principalmente, compositores que passam por esses elementos.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes