Química, perguntado por AislinnMalfoy2283, 1 ano atrás

O Ácido Lisérgico (estrutura I) é o precursor da síntese do LSD (dietilamida do Ácido Lisérgico; estrutura II), que é uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas. Uma dose de 100 microgramas causa uma intensificação dos sentidos, afetando também os sentimentos e a memória por um período que pode variar de seis a quatorze horas. O LSD-25 é um alcalóide cristalino que pode ser produzido a partir do processamento das substâncias do esporão do centeio. Foi sintetizado pela primeira vez em 1938, mas somente em 1943 o químico Albert Hofmann descobriu os seus efeitos, de uma forma acidental. É uma droga que ganhou popularidade na década de 1960, não sendo ainda considerada prejudicial à saúde, e chegou a ser receitada como medicamento. :I :ll (II) LSD Assinale as funções orgânicas presentes nas estruturas (I) e (II), respectivamente. (A) carbonila, éster (B) carbonila , hidróxido (C) ácido carboxílico, amida (D) amida, álcool (E) cetona, aldeído

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
22
A estrutura I, ácido lisérgico, contém um ácido carboxílico, RC(=O)OH - uma carbonila ligada a uma cadeia carbônica e a um grupo hidroxila, OH. Este grupo está ligado a um anel de seis membros.

Enquanto que a estrutura II possui uma amida, uma carbonila ligada a uma cadeia carbônica e uma amina. Este grupo aparece na mesma posição onde aparece o ácido carboxílico na estrutura I. 
Os compostos possuem também a função amina, uma amina terciária no anel de seis membros e uma amina secundária, no anel de cinco membros.

Resposta: C.
Perguntas interessantes