O ácido cianídrico, também designado de ácido prússico, é um ácido fraco de fórmula HCN. Apresenta um cheiro semelhante a amêndoas-amargas e é muito tóxico.
Dissolvendo-se cianeto de sódio (NaCN) numa solução de ácido cianídrico, o que acontece com a constante de ionização do ácido, o grau de ionização do ácido e o pH da solução, respectivamente?
Escolha uma:
a. Aumenta; diminui; não se altera.
b. Não se altera; aumenta; diminui.
c. Não se altera; diminui; aumenta.
d. Não se altera; não se altera; diminui
e. Diminui; não se altera; diminui.
Soluções para a tarefa
Olá.
O ácido cianídrico sofre dissociação conforme equação abaixo:
HCN → H⁺ + CN ⁻
Quando dissolvemos NaCN no meio, estamos aumentando a concentração de íons CN⁻. Com isso, estaremos deslocando o equilíbrio da reação no sentido de consumir esses íons, e consequentemente reduzindo a concentração de íons H⁺, que também serão consumidos. A reação se deslocará para a esquerda (com a formação de ácido cianídrico).
Com esse deslocamento, vamos avaliar:
- Constante de ionização: a constante de ionização (como o próprio nome sugere) é um RG de cada ácido, e não se altera por adição e retirada de compostos do meio.
- Grau de ionização: o grau de ionização do ácido irá diminuir, visto que a concentração de íons H⁺ disponíveis será menor.
- pH: Como vimos anteriormente, a concentração de íons livres H⁺ no meio será menor. O pH é uma medida da concentração de íons H⁺ no meio. Quanto maior a quantidade de íons H⁺ no meio, menor é o pH. Assim sendo, ao dissolver o NaCN no meio, reduziremos a quantidade de íons H⁺, e consequentemente aumentaremos o pH.
A resposta correta é a letra C.
Espero ter ajudado ;)