O acidente ocorrido em abril de 2010, em uma plataforma de petróleo no Golfo do México, colocou em risco o delicado equilíbrio do ecossistema da região. Além da tentativa de contenção, com barreiras físicas, de parte do óleo derramado, foram utilizados dispersantes químicos. Dispersantes são compostos que contêm, em uma mesma molécula, grupos compatíveis com óleo (lipofílicos) e com água (hidrofílicos).
Levando em conta as informações acima e com base em seus conhecimentos, indique a afirmação correta.
a) O uso de dispersantes é uma forma de eliminar a poluição a que os organismos marítimos estão expostos.
b) Acidentes como o mencionado podem gerar novos depósitos de petróleo, visto que a formação desse recurso depende da concentração de compostos de carbono em ambientes continentais.
c) Entidades internacionais conseguiram, após o acidente, a aprovação de sanções econômicas a serem aplicadas pela ONU às empresas e países que venham a ser responsabilizados por novos danos ambientais.
d) A presença de petróleo na superfície da água, por dificultar a passagem da luz, diminui a taxa de fotossíntese realizada pelo zooplâncton, o que, no entanto, não afeta a cadeia alimentar.
e) Os dispersantes aumentam a quantidade de petróleo que se mistura com a água, porém não o removem do mar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Por se tratar de uma mistura de hidrocarbonetos, o petróleo é classificado como um material que não possui polos (apolar), e, por esta razão, não se mistura com a água, que é, por sua vez, um líquido polar.
Os dispersantes químicos, por outro lado, possuem uma parte lipofílica (apolar) e a outra parte é hidrofílica (polar).
Desta forma, o dispersante químico consegue agir junto ao petróleo fazendo com que este se misture em maior quantidade com a água, ainda que não seja possível remover o petróleo derramado no mar.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás