O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, alertou novamente o mundo para os perigos apresentados pelo manuseio de materiais radioativos na geração de energia elétrica. Considerando os elementos químicos I (Z = 53; A = 127) e Cs (Z = 55; A = 133) estáveis, e seus isótopos radioativos (131 e 137, respectivamente), considere as seguintes afirmativas: 1. O iodo radioativo e o césio estável possuem a mesma quantidade de nêutrons. 2. Após emitir uma partícula α, o césio radioativo terá núcleo atômico com mesma quantidade de prótons e de nêutrons que o iodo estável. 3. Após emitir uma partícula α e duas partículas β, o iodo radioativo terá núcleo atômico com mesma quantidade de prótons e de nêutrons que o do iodo estável. 4. O iodo radioativo, após emitir duas partículas β, será identificado como elemento químico césio. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
A alternativa C está verdadeira, onde somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
1) Para responder o problema proposto, vamos analisar cada alternativa afim de identificar as verdadeiras e falsas e o por que de cada afirmativa. Assim, teremos:
1. O iodo radioativo e o césio estável possuem a mesma quantidade de nêutrons. VERDADEIRO, uma vez que o iodo radioativo possui 78 nêutrons e 53 elétrons a mesma quantidade do césio estável.
2. Após emitir uma partícula α, o césio radioativo terá núcleo atômico com mesma quantidade de prótons e de nêutrons que o iodo estável. FALSO, pois ao emitir uma partícula α, o césio radioativo terá núcleo atômico reduzido devido a perda realizada.
3. Após emitir uma partícula α e duas partículas β, o iodo radioativo terá núcleo atômico com mesma quantidade de prótons e de nêutrons que o do iodo estável. VERDADEIRO, pois quando acontece a perda de 2 partículas β e 1 partícula α, o equilibrio acontece o que leva a mesma quantidade de prótons e nêutrons.
4. O iodo radioativo, após emitir duas partículas β, será identificado como elemento químico césio. VERDADEIRO, pois com a redução de partículas β a tranformação do iodo acontece levando o mesmo ao césio.