História, perguntado por gps5140, 1 ano atrás

O absolutismo na Europa não foi homogêneo: essa forma de governo assumiu características diversas nos diferentes reinos do continente. Porém, ao contrário do que o nome"absolutismo" indica, os monarcas, não agiam arbitrariamente. Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por Luanferrao
188
Apesar de serem absolutistas, não eram nitidamente déspotas, ou seja, tiranos ao ponto de governar da forma que quiserem. Eles viam sua soberania através de imagens sagradas ligadas a religião, como se fossem enviados por deuses a governar. Além disso, caso fossem tão rebeldes e cruéis no seu governo, o povo poderia se rebelar e tirá-lo do poder, como acabou acontecendo na Inglaterra e na França já no final da Idade Moderna.
Respondido por makmorales
30

O absolutismo na Europa não foi homogêneo e os monarcas não agiam arbitrariamente porque apesar de serem reis, havia partidos e facções políticas, nobres e outras fontes de poder em seus países, e eles precisavam se adaptar ao jogo político.

Maior exemplo disso é o caso de Frederico o Grande, da Prússia, um monarca absolutista mundialmente conhecido por buscar atender e proteger a população, o que o fez ser respeitado por todos na Europa, inclusive seus inimigos.

As diferenças históricas e culturais, a religião, os valores e costumes dos diferentes povos do continente fez com que o absolutismo na Europa não fosse homogêneo; cada reino possuía diferenças pontuais.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/21041701

Anexos:
Perguntas interessantes