História, perguntado por isabelabuterss, 11 meses atrás

O absolutismo é um regime político que se caracterizava por uma grande concentração de poder nas mãos do rei. Nas linhas a seguir explique como cada um dos fatores abaixo relacionados contribuiu para o estabelecimento do absolutismo:
A imprensa
A reforma Protestante
A política da caça às bruxas
(Resposta completa e bem explicada)

Soluções para a tarefa

Respondido por ericaroline
1164
Olá! Irei responder de acordo com a ordem dos tópicos que você listou:

- A imprensa: Ela contribuiu para o estabelecimento do absolutismo pois era o principal meio de difusão das ideias dos teóricos do absolutismo, dentre eles:

1. Maquiavel (na obra o Príncipe) - Defendia a separação entre política e religião, além de dissertar sobre como o monarca deve chegar e permanecer no poder. 
2.Thomas Hobbes (na obra o Leviatã) - Defendia o contratualismo, em que a sociedade se forma a partir de um contrato social entre os homens, que em seu "estado de natureza" viveriam em um conflito generalizado.
3. Jean Bodin (na obra A República) - Defendia que o monarca não deveria compartilhar a soberania, isto é, ele deveria ser o poder legislativo, o executivo e o judiciário ao mesmo tempo.
4. Jacques Bossuet (na obra Política Segundo a Sagrada Escritura) - Defendia que o poder real possuía origem divina e que o monarca era o ministro de Deus na Terra.

- A reforma protestante: Segundo a teoria marxista, para que o rei possa ter poder absoluto, primeiro é preciso que ele afaste o poder da igreja e o poder dos senhores feudais (vigentes durante a Idade Média). Portanto, a Reforma Protestante foi importante para promover a diminuição do poder da Igreja Católica, uma vez que o Calvinismo, o Luteranismo e o Anglicanismo causaram a crise do monopólio da Igreja sobre a religião e também sobre o conhecimento/intelectualidade. Com isso, foi possível que o monarca pudesse ter mais poderes concentrados em sua figura (já que a Igreja não iria interferir tanto na política, como ocorria durante a Idade Média). 

- Caça às Bruxas: Contrarreforma + Caça às Bruxas = Perseguição Religiosa contra os hereges (bruxas, protestantes e todos que iam contra os dogmas da Igreja Católica). A perseguição contra essas camadas da sociedade gerou revoltas (especialmente dos protestantes calvinistas que eram burgueses, ou seja, possuíam poder econômico) e contribuiu ainda mais com a diminuição do poder da Igreja Católica sobre a política, uma vez que os monarcas se viram obrigados a romper com o catolicismo para que os protestantes burgueses pudessem permanecer no país e, consequentemente, permanecer a oferecer apoio econômico para o monarca, que jamais poderia governar sem o apoio burguês (tanto que a queda do absolutismo se deu por falta de apoio da burguesia, como no caso da Revolução Francesa e da Revolução Gloriosa).

Espero ter ajudado. Bons estudos. ;-)


Respondido por erickm5
9

O absolutismo consolidou-se em após um período de mudanças nos campos econômicos, políticos e religiosos da Europa medieval, proporcionando algumas das transformações mais significativas que marcariam o início da Idade Moderna. É possível associar a expansão da influência absolutista relacionando-a com a imprensa, a reforma protestante e a chamada "caça às bruxas".

A imprensa

Antes da invenção da imprensa, a disseminação do saber era restrita à Igreja Católica, que detinha poder sobre os livros e textos que poderiam ser acessados, lidos e traduzidos pelos seus monges copistas antes de sua disponibilização.

Deste modo, a imprensa proporcionou a disseminação de textos importantes sobre as transformações políticas que aconteciam à época, através de textos como os de Maquiavel e Hobbes, teóricos políticos que sistematizaram a filosofia e a práxis do absolutismo.

A Reforma Protestante

Ao longo da Idade Média, o catolicismo consolidou-se como a única religião admissível na Europa ocidental. A Igreja Católica expandiu então sua influência sobre a política e os sistemas econômicos europeus.

A Reforma Protestante foi vista com bons olhos pelos absolutistas europeus porque a aderência à interpretação protestante possibilitaria maior independência e autonomia para os governos, que por conta de sua nova fé dissidente passariam a não precisar necessariamente se submeter ao controle da Igreja Católica.

A política da caça às bruxas

A Igreja Católica impôs medidas severas em suas tentativas de barrar a disseminação e ascensão das doutrinas protestantes, através da contrarreforma.

Uma das formas encontradas pela Igreja foi a política da caça às bruxas, que era uma maneira de condenar quem fosse considerado herege por ideias religiosas dissidentes.

Dentro dos estados nacionais que se consolidavam na Europa, um dos fatores que proporcionava governabilidade à monarquia era o apoio da classe burguesa, que via com bons olhos a adesão à uma doutrina religiosa que não interferisse nos rumos econômicos dos reinos. A pressão dessa classe fez com que as monarquias considerassem romper relações com a Igreja Católica.

Saiba mais sobre o absolutismo em https://brainly.com.br/tarefa/52824231

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes