A. (Desnecessáto
B. ( Essencial
C. () Insignificante
D. Supérfluo
3) Quando você vê uma notícia nas redes sociais, quoi é a sua atitude? Você acredita de imediato que ela é
verdadeira ou procura buscar outras fontes para verificar a veracidade da notícia? Explique como você faz.
4) Você concorda que a mídia manipula a vida das pessoas? Por quê?
5) Qual é o meio de comunicação que você e sua família utiliza para saber quais são os acontecimentos mais atuais
08/10 - HOJE NOSSA AULA SERÁ DE PORTUGUÊS.
Leia atentamente o texto e responda as questões:
Título original: Rio
Lançamento: 2011 (EUA)
Soluções para a tarefa
Resposta:Você abre seu celular e recebe uma notícia encaminhada por um amigo ou parente. Ela confirma completamente suas convicções ou então causa muita surpresa ou repulsa? Há chances de que a notícia seja falsa.
A disseminação de notícias falsas com o objetivo de manipular a opinião pública preocupa ainda mais com a proximidade das eleições brasileiras.
Dá um pouco de trabalho checar se a notícia recebida é verdadeira ou falsa, mas vale a pena fazer isso e incorporar alguns desses passos a seu dia a dia e ao consumo de notícias. Não contribua para a disseminação de notícias falsas. Tenha certeza de que é uma informação verdadeira antes de compartilhá-la.
A seguir, um guia de como identificar notícias falsas e, abaixo, algumas respostas sobre esse fenômeno.
Quando receber uma notícia, tome algumas precauções e reflita:
1) Pare e pense. Não acredite na notícia ou compartilhe o texto de imediato.
2) Ela lhe causou uma reação emocional muito grande? Desconfie. Notícias inventadas são feitas para causar, em alguns casos, grande surpresa ou repulsa.
3) A notícia simplesmente confirma alguma convicção sua? Também é uma técnica da notícia inventada. Não quer dizer que seja verdadeira. Desenvolva o hábito de desconfiar e pesquisar.
4) A notícia está pedindo para você acreditar nela ou, por outro lado, ela está mostrando por que acreditar? Quando a notícia é verdadeira, é mais provável que ela cite fontes, dê links ou cite documentos oficiais e seja transparente quanto a seu processo de apuração.
5) Produzir uma reportagem assim que eventos acontecem toma tempo e exige profissionais qualificados. Desconfie de notícias no calor do momento.
Infográfico da BBC sobre como checar a veracidade de uma informação (Foto: BBC)
O que fazer na prática:
1) Leia a notícia inteira, não apenas o título;
2) Averigue a fonte:
b. Tem autoria? É uma fonte legítima, na qual você já confiou no passado? Se não, talvez seja melhor não confiar. Pesquise o nome do veículo, autor ou da autora no Google e veja o que mais essa pessoa está produzindo e para qual veículo de imprensa. Além disso, preste atenção para averiguar se o site que reproduz a notícia está publicando só notícias de um lado político, por exemplo, mostrando que talvez haja algum viés ideológico;
c. Há no texto referência a um veículo de imprensa, como se fosse o autor da notícia? Entre no site original do veículo de imprensa para verificar se a notícia está lá de fato;
3) Digite o título da notícia recebida no Google. Se for verdadeira, é provável que outros veículos de imprensa confiáveis estejam reproduzindo a mesma notícia; se for falsa, pode ser que veículos de checagem já tenham averiguado o boato. Pesquise nos resultados da busca;
Explicação: