O abismo demográfico que duplica a brecha econômica entre o Sul e o Norte está aumentando ao invés de diminuir. Isso está gerando uma pressão migratória fortíssima do Sul para o Norte, tendo como resultado uma reação política antiliberal não menos forte no Norte. Apesar das barreiras mais severas, a imigração ilegal crescerá em todos os países do Norte, tanto quanto as correntes xenofóbicas. O equilíbrio demográfico interno dos países do Norte mudará drasticamente, causando previsíveis conflitos sociais.WALLERSTEIN, Immanuel. Após o liberalismo. Petrópolis: Vozes, 2002.O cenário previsto por Immanuel Wallerstein favorecea)o crescimento da força de partidos nacionalistas na Europa.b)um saldo migratório internacional positivo em países do hemisfério sul do planeta.c)a abertura das fronteiras dos países europeus para o recebimento de imigrantes.d)um saldo migratório internacional negativo em países do hemisfério norte do planeta.e)uma menor dificuldade para a retirada de vistos de entrada nos Estados Unidos.
Soluções para a tarefa
a)o crescimento da força de partidos nacionalistas na Europa.
Correto. O autor aponta para um cenário de reação antiliberal e nacionalista como resultado da intensa migração do sul para o norte.
b)um saldo migratório internacional positivo em países do hemisfério sul do planeta.
Falso. O saldo migratório será negativo nos países do sul, dado que um maior contingente sairá do sul em direção ao norte.
c)a abertura das fronteiras dos países europeus para o recebimento de imigrantes.
Falso. O autor aponta para o processo inverso: o fechamento das fronteiras.
d)um saldo migratório internacional negativo em países do hemisfério norte do planeta.
Falso. O saldo migratório dois países do sul é que vai ser negativo. Nos países do norte ele vai ser positivo.
e)uma menor dificuldade para a retirada de vistos de entrada nos Estados Unidos.
Falso. Dado o fortalecimento de políticas nacionalistas e antiliberais, é fato que os países do norte vão dificultar a liberação de vistos para os países do sul.
abraços!