Numere os itens a seguir na ordem correta para formar um texto coerente. ( ) O Renascimento, como movimento cultural, questionou os valores medievais, buscando recuperar os ideais da Antiguidade clássica. Criou-se assim um ambiente favorável ao desenvolvimento de cismas, que levaram os cristãos à Reforma Protestante e à criação de novas Igrejas cristãs. ( ) A autoridade da Igreja era praticamente inquestionável: aqueles que ousassem julgar o comportamento dos clérigos ou discordar dos seus ensinamentos eram considerados hereges, ou seja, cristãos que escolhiam outra forma de interpretar os dogmas e as doutrinas católicas. Como isso não erapermitido dentro do cristianismo, a Igreja identificava e punia esses transgressores. ( ) Durante a Idade Média, a Igreja Católica tinha um poder muito amplo, pois, além de ser a maior proprietária de terras no continente europeu, exercia também o papel de intermediária entre Deus e a humanidade e mantinha o monopólio da cultura letrada e erudita. ( ) Com a crise que ocorreu na Europa nos séculos XIV e XV (fome, pestes, dificuldades econômicas), as críticas ao domínio da Igreja Católica tornaram-se cada vez mais comuns. Além disso, uma crise religiosa instalou-se na Baixa Idade Média, com o surgimento de novas formas de espiritualidadeorreta para formar um texto coerentee
Soluções para a tarefa
RESPOSTA:
( 1 ) O Renascimento, como movimento cultural, questionou os valores medievais, buscando recuperar os ideais da Antiguidade clássica. Criou-se assim um ambiente favorável ao desenvolvimento de cismas, que levaram os cristãos à Reforma Protestante e à criação de novas Igrejas cristãs.
( 3 ) A autoridade da Igreja era praticamente inquestionável: aqueles que ousassem julgar o comportamento dos clérigos ou discordar dos seus ensinamentos eram considerados hereges, ou seja, cristãos que escolhiam outra forma de interpretar os dogmas e as doutrinas católicas. Como isso não era permitido dentro do cristianismo, a Igreja identificava e punia esses transgressores.
( 2 ) Durante a Idade Média, a Igreja Católica tinha um poder muito amplo, pois, além de ser a maior proprietária de terras no continente europeu, exercia também o papel de intermediária entre Deus e a humanidade e mantinha o monopólio da cultura letrada e erudita.
( 4 ) Com a crise que ocorreu na Europa nos séculos XIV e XV (fome, pestes, dificuldades econômicas), as críticas ao domínio da Igreja Católica tornaram-se cada vez mais comuns. Além disso, uma crise religiosa instalou-se na Baixa Idade Média, com o surgimento de novas formas de espiritualidade