Numa carta ao chanceler Rio Branco, em 17 de outubrode 1902, Assis Brasil, ministro plenipotenciário brasileironos Estados Unidos, escreveu: "Não simpatizo com ocontínuo recurso à influência yankee, seguro meio de afortalecer além da já exagerada que ela naturalmentetem. Sou amigo dos Estados Unidos e quisera ver o Brasilem estreita aliança com este país, mas tomando a cautelasistemática de o afastar dos seus negócios." Assis Brasilreferia-se ao Bolivian Syndicate, um consórcio de firmasnorte-americanas que visava explorar as riquezas naturaisdo Acre. O chanceler Rio Branco partilhava da mesmaopinião do mencionado ministro.À luz dos elementos envolvidos na situação apresentada,avalie as seguintes afirmações.I. Interessava ao Barão do Rio Branco envolveros Estados Unidos nas negociações relativas aoAcre, pois acreditava que assim o Brasil teriaentendimento rápido com a Bolívia.II. Com a assinatura do Tratado de Petrópolis (1903)e pressionado pelos Estados Unidos, o Brasilindenizou a Bolívia e o Bolivian Syndicate, o queevitou um conflito na região.III. A soberania na Amazônia poderia ser postaem risco em caso de inimizade do Brasil com osEstados Unidos; por isso, era importante queesses países mantivessem boas relações.IV. O Acre era área contígua e sem limites demarcados,o que tornava difícil a fixação de jurisdições e,após o advento do ciclo da borracha, ocasionavaconstantes litígios entre cidadãos brasileiros e ogoverno boliviano.É correto apenas o que se afirma emA I e II.B II e IV.C III e IV.D I, II e III.E I, III e IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
Resposta:
akekekeskskskhkatueitwtieitriysotoyryoyeoe
I. Interessava ao Barão do Rio Branco envolver os Estados Unidos nas negociações relativas ao Acre, pois acreditava que assim o Brasil teria entendimento rápido com a Bolívia.
Falso. Como fica evidente pelo texto da questão, não interessava nem ao Barão, nem a Assis, o envolvimento dos EUA nos negócios nacionais.
II. Com a assinatura do Tratado de Petrópolis (1903) e pressionado pelos Estados Unidos, o Brasil indenizou a Bolívia e o Bolivian Syndicate, o que evitou um conflito na região.
Falso. O Brasil não estava sendo pressionado pelos EUA a tal assinatura, já que eles tinham interesse em explorar a região.
III. A soberania na Amazônia poderia ser posta em risco em caso de inimizade do Brasil com os Estados Unidos; por isso, era importante que esses países mantivessem boas relações.
Correto. O Brasil precisava manter boas relações com vários países vizinhos, e também com os EUA, para estabelecer uma certa segurança na soberania da Amazônia.
IV. O Acre era área contígua e sem limites demarcados,o que tornava difícil a fixação de jurisdições e,após o advento do ciclo da borracha, ocasionava constantes litígios entre cidadãos brasileiros e o governo boliviano.
Correto. Por isso foi essencial a instalação do tratado de Petrópolis, que pôs fim ao litígio oficial, reduzindo os enfrentamentos.
A resposta é, portanto:
C. III e IV