Ed. Física, perguntado por ricardoscorcafava, 6 meses atrás

Num sentido mais prático, quando nos referimos à política educacional, estamos tratando de idéias e de ações. E, sobretudo, de ações governamentais, reconhecendo que “a análise de política pública é, por definição, estudar o governo em ação” (SOUZA, 2003).
As políticas educacionais, nessa perspectiva, expressam a multiplicidade e a diversidade da política educacional em um dado momento histórico. Dizem respeito a áreas específicas de intervenção, daí porque se fala em políticas de educação infantil, educação básica, educação superior etc. Cada uma delas, por sua vez, pode se desdobrar em outras.
Isso significa dizer que, a depender do ponto de vista de onde se examina uma determinada esfera de intervenção estatal, a relação entre o todo e as partes se modifica, na proporção direta do que é maior ou menor nos diferentes campos de atividade. Assim é que falamos da política de um governo, como também de suas políticas, da política relativa a um nível de ensino – a educação básica ou a educação superior – e de suas políticas.


VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE – v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007.


Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Mesmo que praticadas por um mesmo governo, as políticas públicas educacionais devem ser vistas como processos múltiplos, posto que elas nem sempre são homogêneas, não contemplando todos os níveis e etapas de ensino da mesma maneira.


PORQUE


II. Um mesmo governo pode ter em sua política educacional diversas formas de atuação, de modo a atender de maneiras distintas os diferentes níveis e etapas de ensino, podendo, ainda, haver a multiplicidade de políticas para uma mesma etapa ou nível.


Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por janayna15paxq95
23

Resposta:   As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:

Resposta correta.


bomberdf: Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
bomberdf: I II
bomberdf: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Respondido por ruancastro15
15

 A alternativa correta é que as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  As ações governamentais diante do cenário educacional são muito importantes pois a educação é a base de todo país bem desenvolvido.

No Brasil temos uma educação muito plural onde muitas pessoas têm muitas oportunidades enquanto outras pessoas praticante não têm acesso à educação. A estruturação de uma boa educação à todos é o início de uma ascensão de todo país bem desenvolvido, dessa maneira o plano nacional de educação (PNE) é um documento de extrema importância para estruturar a educação brasileira rumo ao progresso.

 Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/46900933

Anexos:

Usuário anônimo: Errado com certeza!! opção 2 é a correta.
Usuário anônimo: desconsirede minha escrita acima,Por favor! respondi no lugar errado!
Perguntas interessantes