História, perguntado por fernandamaia5, 1 ano atrás

"num processo em que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes [orador político, 384-322 a.C. ] jogou na cara

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por SorayaFariias
82
Alternativa C A alternativa A erra ao afirmar que Atenas derrotou Esparta na Guerra do Peloponeso. A alternativa B afirma valores igualitários, claramente negados pelo texto. A alternativa C está correta. A alternativa D fala da decadência moral quando o Partido Conservador assume, o que, no mínimo, seria um paradoxo. A alternativa E afirma que ainda havia democracia em Atenas, porém ela já tinha deixado de existir após as Guerras do Peloponeso, que terminaram em 404 a.C.
Respondido por AnthonioJorge
4

Independência econômica e ócio eram valorizados em todo o mundo grego. Logo, a alternativa C está correta.

As outras alternativas estão incorretas porque ou tratam de fatos históricos errôneos (Esparta foi quem derrotou Atenas na Guerra do Peloponeso e a própria Atenas, após a derrota, deixa de viver na democracia do chamado Século de Ouro), ou porque trata de valores distintos dos descritos no texto.

Assim, independência econômica e ócio eram duas noções de suma importância para o mundo grego antigo. Com base nestes dois pontos é que foi possível surgir a filosofia clássica, com Sócrates, Platão e Aristóteles - e mesmo antes de Sócrates, com os chamados filósofos naturalistas.

É neste sentido que Aristóteles dirá que a função primordial do homem, tal como a função do olho é enxergar, é a de contemplar - não a de agir, como insistiu no mundo moderno filósofos de caráter utilitarista, materialista e pragmatista.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/41056956

Anexos:
Perguntas interessantes