Física, perguntado por Alana2336545, 11 meses atrás

Num mundo distante e exótico, existem três tipos de criaturas que só se diferem pela carga elétrica acumulada em seus corpos. Os Eletronildos, que são criaturas que possuem carga elétrica negativa, os Positrônios, que possuem carga elétrica positiva e os Neutrompurs, que são eletricamente neutros. A superfície desse planeta é isolante, não ocorrendo, portanto, o fenômeno de aterramento das criaturas, apesar de elas serem condutoras. Se nesse mundo valessem as nossas leis da Física, seria correto afirmar que em torno de um Eletronildo existe um campo elétrico apontado para fora dele? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por Johnny6664k
0

Sim, apesar de ser uma situação fictícia, o "Eletronildo" se comporta como uma partícula presente na nossa realidade, o elétron que é um estado de excitação de um campo elétrico, esse campo elétrico é gerado pela própria carga (Carga geradora), que nesse caso é o próprio Eletronildo, mas para quantificar esse campo elétrico precisaremos de um outro ser, pode ser qualquer um, tipo o "Neutrompurs", e também precisamos saber qual é o valor da carga que tem o Eletronildo, assim basta usar a seguinte fórmula para calcular seu campo elétrico:

-> Q

E = k . -----

d^2

Onde:

->

E : Campo elétrico

K : Constante k = 9 . 10^9 N . m^2 / C^2

Q : Carga puntiforme

d : distância entre os dois (que deve ser elevado ao quadrado como está na formula)

Vamos imaginar uma situação em que esses dois seres vão se enfrentar, como eles possuem cargas de sinais contrários, eles não vão poder fugir, seus campos elétricos serão atraídos um pelo outro e eles se atacarão em uma batalha mortal.

Espero ter ajudado ; )


Alana2336545: Obrigada
Perguntas interessantes