Num experimento realizado em laboratório com um gás monoatômico, 3 mol desse gás foram resfriados de 107 °C para 27 °C. É considerado que o comportamento desse gás se aproxima do ideal. Sendo dado o valor da constante universal dos gases perfeitos R = 8,31 J/mol.K, qual é a variação da energia interna sofrida pelo gás? * O a) 3000 J O b) 2888,2 J O c) 5000, 8J O d) 4899,3 J O e) 2991,6 J
Soluções para a tarefa
A partir da análise dos dados que a questão nos fornece, nós podemos afirmar que a alternativa correta é a letra ''E''. E para chegarmos nesse resultado, precisamos nos lembrar da fórmula que usamos para calcular a variação da energia interna de um gás monoatômico.
- E que fórmula é essa ?
Ela se dá por :
- Em que :
Sabendo dessa fórmula, vamos resolver a questão :
Ela nos diz que em um experimento realizado em um laboratório com um gas monoatômico, 3 mols desse gás foram resfriados de 107°C para 27°C. Nos diz que podemos considerar que o comportamento desse gás se aproxima do ideal. Nos dá o valor de R que vale 8,31 J/mol.K e nos pergunta qual a variação da energia interna sofrida pelo gás.
É importante perceber que a variação de temperatura, tanto em Kelvin quanto em Celsius, será a mesma, isso porque ambas as escalas termométricas são centígradas, mas para mantermos os padrões das unidades, vamos converter de Celsius para Kelvin, para isso, basta adicionarmos 273,15°, fazendo isso, temos que :
- Convertendo 27°C para Kelvin :
- Convertendo 127°C para Kelvin :
Agora, vamos anotar os valores :
- Aplicando os valores na fórmula :
Sendo assim, concluímos que a alternativa correta é a letra E.
Bons estudos e espero ter ajudado