Num dia de chuva, uma nuvem eletricamente carregada pode se descarregar produzindo relâmpagos. Uma nuvem típica seencontra a uma altura de 5.000 m do solo, com uma diferença de potencial de 10 milhões de volts em relação ao solo. Em umlaboratório, uma estudante de Física realiza uma experiência para medir a rigidez dielétrica do ar seco usando um capacitor deplacas planas e paralelas cuja distância entre as placas pode ser variada. Mantendo uma diferença de potencial constanteentre as placas e iguais a 24 kV, a estudante diminui lentamente a distância entre elas até que, na distância de 0,8 cm,observa uma centelha no ar entre as placas.Quais são os valores do campo elétrico entre a nuvem e o solo e da rigidez dielétrica do ar seco, respectivamente?(A) 2,0 kV/m e 3,0 x 10^6 V/m(B) 2,0 kV/m e 1,9 x 10^4 V/m(C) 5,0 kV/m e 3,0 x 10^6 V/m(D) 10 kV/m e 3,0 x 10^5 V/m(E) 20 kV/m e 1,9 x 10^6 V/m
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Podemos compreender que os valores do campo elétrico entre a nuvem e o solo e da rigidez dielétrica do ar seco, respectivamente:
a) 2,0 kV/m e 3,0 x 106 V/m.
Sob esse aspecto, podemos ainda salientar que um campo elétrico pode ser definido como sendo o campo de força que é provocado pela ação de cargas elétricas, ou sistemas de forças.
Por outro lado, as cargas elétricas colocadas num campo elétrico estarão sempre sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás