Num conjunto de dados, se todas as observações de uma variável estão próximas, isso indica que os indivíduos não são muito diferentes com relação a essa variável. Por outro lado, se as observações estão dispersas, isso indica diferenças entre os indivíduos. Quanto maior a dispersão, maior a diferença. Nas pesquisas estatísticas, são fundamentais a compreensão e quantificação dessa dispersão. Para exemplificar, pense em um caso extremo: se todos os indivíduos de uma população forem iguais com relação à determinada característica, basta um único indivíduo para representar essa população!
Uma medida de dispersão bastante intuitiva é a amplitude dos dados, definida como a distância entre os valores máximo e mínimo. Mas como essa medida considera apenas dois valores, qualquer que seja o tamanho do conjunto de dados, ela tem propriedades limitadas para descrever a dispersão [...]
Medidas de dispersão. Disponível em: . Acesso em: 1 jun. 2015.
Uma medida mais adequada para mensurar a variabilidade é o desvio padrão, definido como a raiz quadrada da variância.
Considerando o conjunto de dados amostrados a seguir, assinale a alternativa que contém, respectivamente, a amplitude e o desvio padrão.
1399 – 1585 – 1260 – 1472 – 1146
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
resposta certa 439 e 156
Respondido por
11
resposta certa 439 e 156
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás