Num calorímetro 50g de gelo a 0ºC são misturados a 10g de vapor de água a 100ºC. Desprezando qualquer troca de calor com o meio ambiente e sabendo que o calor latente de fusão do gelo é igual a 80 cal/g; o calor latente de condensação da água, -540 cal/g; o calor específico do vapor de água, 0,481 cal/g.ºC, determine a temperatura final do sistema.
Soluções para a tarefa
Supondo-se um calorímetro ideal, ou seja, desprezando-se trocas de calor com o meio ambiente, no final do processo, o sistema será formado apenas por água (60 g) no estado líquido, à temperatura de 40 °C.
Este é um problema que envolve mudanças de estado e possíveis variações de temperatura.
Nesses casos é conveniente calcular previamente as quantidades de calor necessárias para as mudanças de estado de forma a se ter uma melhor compreensão do produto final da mistura.
Para se calcular o calor envolvido em uma mudança de fase (estado) deve-se usar a equação:
- L é o calor latente relativo à mudança de estado considerada (fusão/solidificação, vaporização/condensação)
- Calor necessário no processo de fusão do gelo:
Para fazermos esse cálculo, buscamos no enunciado os dados
Utilizando-se a equação (I)
- Calor necessário no processo de condensação do vapor de água:
Para fazermos esse cálculo, buscamos no enunciado os dados
Utilizando-se a equação (I)
Uma rápida análise dos resultados (1) e (2)
nos permite afirmar que a massa de gelo será totalmente fundida pois, o calor necessário para fundir todo o gelo pode ser obtido através do calor cedido pelo vapor para se condensar.
Entretanto para que todo o vapor seja condensado, ainda será necessário que ele ceda 1.400 cal (4.000 - 5.400). Ele deve ceder para a água proveniente do gelo, que será aquecida.
A água proveniente do gelo pode receber até 5.000 cal ( se fosse aquecida de 0°C até 100°C. Esse resultado pode ser obtido pela equação da calorimetria
com os valores citados
Com esses valores em mente, podemos concluir que teremos apenas água líquida no final do processo. Para encontrar a temperatura podemos usar a chamada equação do calorímetro, que, de forma resumida, pode ser escrita como:
Para o problema em questão, teremos 4 termos:
Essa será a temperatura final do sistema que será formado apenas por 60 gramas de água no estado líquido.
- Como o exercício falou que não há trocas de calor para o ambiente podemos utilizar a seguinte equação para determinar a temperatura final do sistema:
- O gelo vai se fundi e mudar de temperatura.
- O vapor da água vai se considensar e mudar de temperatura.
- Logo, temos a seguinte EQUAÇÃO:
espero ter ajudado!