Matemática, perguntado por Jefferson3294, 9 meses atrás

Num argumento dedutivo, partimos de um caso geral para um caso particular. Desse modo, num argumento dedutivo válido, a veracidade das premissas conduz necessariamente à veracidade da conclusão. Já no raciocínio indutivo, parte-se de casos particulares em busca de uma generalização. Nesse tipo de argumento, não se pode ter certeza da veracidade da conclusão, mesmo que as premissas sejam verdadeiras. Considere os argumentos:

Todo homem é mortal.
Sócrates é um homem.
Logo, Sócrates é mortal.
Todo gato é mortal. Todo peixe é mortal.
Todo pássaro é mortal.
Logo, todos os animais são mortais
O exercício constante de autoconhecimento é um caminho para a felicidade.
Ler é um caminho para o autoconhecimento.
Logo, ler nos faz mais felizes.
Se chove molha a rua.
A rua está molhada.
Logo, choveu.


São exemplos de argumentos dedutivos:



I e II.
I e III.
III e IV.
II e IV.
II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por numero20
4

Alternativa B: I e III.

De acordo com o texto, o argumento dedutivo ocorre partindo de um caso geral para um caso particular. Com isso em mente, vamos analisar as alternativas:

I. Temos um argumento dedutivo, pois se parte do caso geral (todo homem é mortal) para o caso particular (Sócrates é um homem). Correto.

II. Temos um raciocínio indutivo, pois partimos do caso particular (cada animal ser mortal) para o caso geral (todos animais serem mortais). Falso.

III. Temos um argumento dedutivo, pois se parte do caso geral (autoconhecimento é caminho para felicidade) para o caso particular (ler é um caminho para o autoconhecimento). Correto.

IV. Temos um raciocínio indutivo, pois partimos do caso particular (chover molha a rua) para o caso geral (choveu). Falso.

Perguntas interessantes