ntre os elementos técnicos e pedagógicos dos movimentos gímnicos temos a roda, que popularmente é conhecido como “estrelinha”. Dentre todas as características desse movimento, existem alguns aspectos técnicos e alguns erros que os professores/profissionais de Educação Física devem se atentar ao ensinar esse movimento.
MIRANDA, Antônio C. M.; NAKASHIMA, Fernanda S. Ginástica. Máringá: Unicesumar, 2018.
Considerando as características, aspectos técnicos e erros a serem evitados na realização da roda, analise as afirmações abaixo.
I – A posição inicial da roda acontece quando as mãos tocam no solo, até que as costas encostem nele também, com as pernas sempre unidas e carpadas.
II – A roda é um elemento estático e preza pela técnica de três apoios, podendo utilizar a parede para auxiliar nas primeiras realizações do movimento.
III – Não é necessário o alinhamento das mãos no solo e os membros inferiores não apresentam uma técninca específica durante a realização da roda.
IV – É necessário que o movimento seja flutuante, sem paradas, para que a execução seja correta, e deve-se evitar que a mão fique muito perto do pé, do membro inferior de impulsão.
Soluções para a tarefa
Pois a I, a roda(estrelinha) não encosta as costas no solo;
a II a roda não é um elemento estático;
a III é sim necessário um alinhamento das mãos.
Resposta: IV – É necessário que o movimento seja fluente, sem paradas, para que a execução seja correta, e deve-se evitar que a mão fique muito perto do pé, do membro inferior de impulsão.
Explicação: O movimento deve ser fluente, sem paradas, para que a execução seja correta. É interessante utilizar uma linha no chão para dar referência à realização do movimento, que deve ser realizado com todos os apoios alinhados e seguindo para a mesma direção. ( Pag 183)
Erros a evitar: colocação das mãos muito perto do pé do membro inferior de impulsão; colocação das mãos fora da linha de movimento; colocação das duas mãos em apoio simultâneo; o corpo não passa pela vertical e/ou os ombros avançam para fora do alinhamento corporal; falta de amplitude no afastamento dos membros inferiores; falta de ritmo e/ou interrupção do movimento. (Pag 184)