Pedagogia, perguntado por hildasoares55hilda, 1 ano atrás

novas tecnologias e mudanças no mercado, de forma geral, têm ampliado a competitividade entre as empresas, e o maior diferencial pela preferência do cliente impacta, consequentemente, a relação das empresas e dos profissionais. Por isso, cada vez mais, as empresas estão buscando pessoas qualificadas e engajadas no alcance dos objetivos organizacionais.

Nessa trajetória, o perfil do profissional muda constantemente, porém, alguns atributos se mantêm, tais como: saber trabalhar em equipe, ser comprometido com a empresa, ter a capacidade de resolver problemas e de buscar resultados. Contudo, não é fácil encontrar profissionais que atendam a esse perfil. Alguns fatores contribuem para a redução da qualificação, tais como: estresse, dificuldade de acesso ao local das aulas, tempo fora da escola, novas tecnologias, mudança nos processos de trabalho, falta de habilitações escolares.

Diante do exposto, qual é o principal desafio do profissional nesse cenário? Qual é a contribuição e o papel do professor na resolução deste desafio

Soluções para a tarefa

Respondido por marisa2677
16

Resposta:

Explicação:

O principal desafio do profissional que chega ou que está disponível no mercado de trabalho é sua baixa qualificação. A deficiência em habilidades técnicas e os conhecimentos superficiais dificultam o trabalho nas organizações que, na maioria, estão informatizando seus processos produtivos e a dinâmica organizacional. A busca crescente por lucratividade aumenta a pressão por resultados e, por isso, as habilidades comportamentais são essenciais, e o ponto principal é melhorá-las.

Assim, o papel da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é colocar o aluno diante dos desafios do mercado de trabalho e o papel do professor, em sala aula, pode incluir, nas suas estratégias de aprendizagem, metodologias que estimulem o aluno a refletir sobre a necessidade de se aprimorar cada vez mais, a partir da compreensão do mercado de trabalho e de suas exigências. As competências comportamentais, voltadas para as atitudes dos profissionais, diante dos desafios, asseguram ao aluno a capacidade de se relacionar e trabalhar em equipe.

Contudo, não se trata de considerar a EJA apenas uma vertente para o aluno desenvolver habilidades para o mercado de trabalho, mas também auxiliá-lo a ampliar suas competências genéricas e flexíveis, de modo que ele possa utilizá-las para se adaptar, facilmente, às incertezas do mundo contemporâneo. Cabe ao professor, ajudar o aluno a desenvolver um olhar reflexivo, pensar sobre suas experiências e perceber significados mais amplos, para manter a coerência entre o conhecimento e a experiência.

Respondido por Matheusieti
4

O educador tem um desafio na modalidade de ensino de Jovens e Adultos, que é de buscar apresentar alternativas para que o aluno possa se desenvolver, ou seja, o professor deve privilegiar as potencialidades e auxiliar na correção de possíveis erros, principalmente na busca pela dinâmica de novas atividades nesse campo de formação.

A importância do EJA


O EJA auxilia no desenvolvimento escolar de indivíduos que por algum motivo não tiveram oportunidade de concluir seus estudos.

Assim, sua organização depende tanto do aluno quanto do professor, este primeiro que precisa estar comprometido para o aprendizado, e, o segundo que deve fornecer o acesso de uma maneira que atraia o aluno, visto que pelo fato da aula não ser presencial a atenção deste mesmo aluno pode ser facilmente perdida por elementos externos, daí caberá ao professor lidar com esses possíveis pontos.


Mais sobre a didática:
https://brainly.com.br/tarefa/15957984

Anexos:
Perguntas interessantes