Noticias recentes sobre alimentos transgenicos se ouve ou ñ ouve crescimento na produçao desses alimentos?
Soluções para a tarefa
Esses alimentos são produzidos em laboratório por meio de técnicas artificiais de engenharia genética. Assim, os embriões são alterados na medida em que recebem um gene de outra espécie.
Muito se discute sobre a efetividade desses tipos de alimentos “artificiais”, visto que na natureza muitos deles não se reproduziram dessa maneira.
Há controvérsias a respeito dos nutrientes que contém, bem como suas implicações éticas, econômicas sociais e políticas.
Dessa forma, alguns estudiosos acreditam que a engenharia genética e o comércio dos alimentos geneticamente modificados (AGM's) é muito promissor.
Isso porque a manipulação de material genético das plantas e de outros seres vivos buscam, sobretudo, maior qualidade dos alimentos.
Assim, desenvolvem testes em plantas resistentes às pragas, ou até mesmo, criam alimentos cinco vezes maiores que os alimentos comuns, aumentando assim, a produtividade.
Por outro lado, há controvérsias sobre a natureza de tais alimentos. Esse fator está relacionado com os efeitos a curto e longo prazo para a saúde dos seres humanos e dos animais.
Em outras palavras, visar o lucro em detrimento da saúde pode ser um grande problema no futuro.
Alimentos Transgênicos no MundoEm muitos países o consumo de alimentos transgênicos é legal, enquanto que em outros sua adesão está longe de ser efetivada.
Nesse último caso, podemos citar o Japão, cuja comercialização dos alimentos geneticamente modificados (AGM) é rejeitada.
Os Estados Unidos é o país que lidera o ranking de países produtores de culturas transgênicas, seguido do Canadá e do Brasil. Os alimentos produzidos em maior quantidade são: o milho, a soja e o algodão.
Em 2012, a empresa estadunidense “Food and Drug Administration” (FDA) aprovou o consumo do primeiro animal geneticamente modificado, um tipo de salmão.
Vantagens e DesvantagensDepois da leitura, fica claro que os alimentos transgênicos apresentam vantagens e desvantagens:
VantagensMaior produtividadeRedução de custosMaior quantidade de nutrientesPlantas mais resistentes às pragas (insetos, fungos, vírus, bactérias) e aos agrotóxicos, inseticidas e herbicidas.DesvantagensDesenvolvimento de doenças (reações alérgicas, câncer, etc.)Desequilíbrio ambiental (poluição do solo, da água e do ar, desaparecimento de espécies, perda da biodiversidade, contaminação de sementes, etc).