Português, perguntado por brendosa9, 4 meses atrás

notícias falsas costumam "fisgar" leitores que buscam confirmar suas ideias mais
do que saber a verdade. Assim, se jesses leitores gostam de um candidato e não gostam de outro,
tenderão a acreditar na notícia que favorece o político de sua preferência e desfavorece seu adversário.
Em sua opinião, qual o perigo dessa atitude?

Soluções para a tarefa

Respondido por jonatas277
1

Resposta:Segue resposta abaixo

Explicação:

O compartilhamento de informações fraudulentas tem grande consequências, apesar de parecer inofensivo. No Brasil, em 2014, a disseminação de uma fake news provou uma verdadeira tragédia.  Na ocasião, uma mulher foi linchada até a morte por moradores da cidade de Guarujá, em São Paulo. Fabiane Maria de Jesus tinha 33 anos, era dona de casa, casada, mãe de duas crianças, e foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças, cujo retrato falado, que havia sido feito dois anos antes, estava circulando nas redes sociais.  

Outro caso famoso de disseminação de fake news é o do movimento anti vacinação. Indivíduos contrários ao uso de vacinas espalharam conteúdos falsos, alegando que as composições químicas das vacinas eram prejudiciais à população. As informações afirmavam que os medicamentos contra febre amarela, poliomielite, sarampo, microcefalia e gripe poderiam ser um risco para a saúde, provocando as respectivas doenças nas pessoas, quando vacinadas.

Uma das consequências da propagação dessas falsas informações foi o crescimento alarmante no número de casos de sarampo no Brasil, em 2018,  o que acarretou numa campanha intensa realizada pelo Ministério da Saúde. A fim de combater as fake newsreferentes ao assunto, o órgão lançou propagandas e informativos de combate às falsas informações sobre vacinas em diferentes veículos de comunicação e nas redes sociais. Outro resultado da disseminação de tais notícias foi uma população desconfiada do sistema público de saúde e muitos outros órgãos que atendiam às campanhas de vacinação, além de uma considerável diminuição no número de pessoas imunizadas, algo extremamente perigoso em épocas de epidemias e surtos.


brendosa9: qual é o perigo dessa atitude?
Respondido por platypus18
0

As noticias falsas, que se popularizaram com o nome de fake news, são notícias que tem o intuito de desinformar e disseminar mentiras para as pessoas, afim de favorecer algum candidato, partido ou um ideal.

As fake news

O problema das fake news vem se acentuando nos últimos anos, com a proliferação do uso das redes sociais e da dificuldade de se controlar a disseminação de notícias falsas.

Apesar de comuns no dia a dia, em épocas eleitorais, elas tornam-se mais comuns, com o objetivo de levar eleitores a acreditarem em algo que não é verdade. Isto pode levar a riscos, como as fake news das vacinas.

Em 2020 começaram a circular notícias falsas de que as vacinas contra a COVID-19 poderiam causar diversos efeitos adversos: causar mortes, contrair AIDS, transformar em jacaré, o que não tem nenhum fundamento científico.

Estas notícias atentam contra a saúde pública e podem prejudicar todo o sistema de saúde, uma vez que as pessoas não se vacinam por medo destas mentiras e tornam-se mais vulneráveis a diversas doenças.

Para saber mais sobre fake news: https://brainly.com.br/tarefa/41412876

#SPJ2

Perguntas interessantes