Nosso organismo depende de muitos fatores para funcionar de maneira adequada. Quando um organismo não ingere a quantidade ideal de compostos inorgânicos, problemas de saúde aparecem. Entre eles podemos destacar:
Soluções para a tarefa
Os compostos inorgânicos são importantes para o bom funcionamento dos processor no organismo. A baixa ingestão desses elementos acarreta em osteoporose, anemia, hipofosfatemia, hipocalemia, hipomagnesemia, hiponatremia, dentre outras condições.
Carência de sais minerais e suas consequências
Sais minerais são íons como cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, zinco, sódio e flúor. São importantes para o correto funcionamento de células e enzimas do organismo. Quando não ingeridos na sua quantidade mínima, durante as refeições, o organismo passa a apresentar sintomas relacionados às suas funcionalidades relativas.
A importância e o que a ausência desses compostos inorgânicos causam no organismo é descrito abaixo:
- Cálcio – Atua na contração muscular, no funcionamento do sistema nervoso e compõe ossos e dentes. A ausência desse íon no corpo é muito conhecida devido a osteoporose. Ocorre quando ha maior perda de cálcio sem reposição.
- Ferro – Compõe a hemoglobina e atua na respiração celular. Quando há ausência de ferro no organismo, acaba desencadeando a anemia devido a baixa produção de hemoglobina nas hemácias.
- Fósforo – Presente na formação do material genético e também compõe dentes e ossos. A hipofosfatemia, ou baixo índice de fósforo no sangue, pode ser caracterizada com problemas de fertilidade e fragilidade dos ossos.
- Potássio – Auxilia na entrada e saída de componentes das células. Também auxilia no funcionamento das células do sistema nervoso. Hipocalemia, como é conhecida a condição que resulta de baixos níveis de potássio no sangue, desencadeia fraqueza muscular, cãibras, enrijecimento e arritmia cardíaca.
- Magnésio – Serve de cofator para o funcionamento de muitas enzimas. Auxilia na contração de músculos, formação de ossos e ativação de células nervosas. A hipomagnesemia (baixos índices de magnésio no sangue) desencadeia náusea, sonolência, fraqueza e espasmos musculares.
- Zinco – Assim como o magnésio, também serve de cofator para o funcionamento de enzimas intracelulares. Também auxilia na produção de hormônios. A carência de zinco no organismo acarreta lentidão, irritabilidade, problemas no sistema imunológico e pode afetar a produção de espermatozoides, em homens.
- Sódio – Juntamente com o potássio, auxilia na entrada e saída de componentes da membrana celular. Também está presente no desencadeamento de impulsos nervosos. Hiponatremia, como é chamada a carência de sódio no corpo, resulta em problemas neurológicos.
- Flúor – Auxilia no enrijecimento de ossos e dentes. A falta de flúor no corpo pode desencadear o aparecimento de cáries nos dentes e problemas de enfraquecimento nos ossos.
Mais sobre compostos inorgânicos você pode encontrar aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39166370
#SPJ1
Artrite é uma doença autoimune e não tem haver com Cálcio. Resposta correta