Nossas emoções negativas são provenientes de uma necessidade de sobrevivência. Tudo nasceu com a resposta luta-fuga, que nos prepara para ameaças iminentes. A resposta luta-fuga, também conhecida como resposta ao estresse agudo, representa as escolhas que nossos ancestrais tiveram quando confrontados com o perigo em seu ambiente: eles poderiam lutar ou fugir. Em ambos os casos, a resposta fisiológica e psicológica ao estresse prepara o corpo para reagir ao perigo, sendo liberados hormônios que preparam o corpo para confrontar a ameaça ou fugir para um local seguro
Soluções para a tarefa
Com base no mecanismo de resposta luta-fuga, a ordem das afirmações na questão é F-V-V-F (E).
Resposta de luta-fuga em animais
Lutar ou fugir é a resposta do corpo diante do perigo que nos faz escolher entre lutar (lutar) ou correr (fugir). O corpo que detecta uma ameaça fará alterações hormonais e fisiológicas para que pensemos rapidamente para nos defender. As mudanças fisiológicas que experimentamos podem variar, incluindo um ritmo cardíaco acelerado, aumento do fluxo sanguíneo para os principais músculos ou aumento da capacidade auditiva. A percepção da dor do corpo também pode ser reduzida diante de certas ameaças.
Pergunta completa:
Usando o mecanismo de resposta luta-fuga como referência, classifique as seguintes afirmações como (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
( ) A amígdala, parte do sistema réptil, é a chave para processar emoções fortes e desencadear a reação de correr e correr.
( ) A resposta de luta ou fuga pode ocorrer diante de um perigo físico iminente ou em decorrência de ameaças psicológicas.
( ) A resposta de luta-fuga pode ocorrer como um "alarme", reconhecido como parte do primeiro estágio da síndrome de adaptação generalizada.
( ) A resposta de luta-fuga é uma resposta fisiológica na qual sentimos um aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e da frequência respiratória após uma experiência de perigo em que os hormônios adrenalina e noradrenalina são liberados.
Alternativo:
A. V-V-V-F.
B. V-F-V-F.
C. V-F-V-V.
D. F-F-V-V.
E. F-V-V-F.
Saiba mais sobre Resposta Luta-Voo: https://brainly.com.br/tarefa/52196344
#SPJ4
Quanto aos mecanismos de luta-fuga, julgando as afirmativas em verdadeiro (V) ou falso (F), temos F – V – V – F.
Mecanismos de resposta luta-fuga
A Síndrome Geral de Adaptação, proposta por Hans Selye, propõe a existência de três fases sucessivas de resposta a um evento estressor: alerta, resistência e exaustão. Nesse sentido, a resposta de luta-fuga atua na fase de "alerta", a primeira das três.
A resposta luta-fuga, configura-se então como uma resposta fisiológica e psicológica ao estresse, que ocasiona a liberação de adrenalina e noradrenalina, desencadeando aumento na pressão arterial, na frequência respiratória e na frequência cardíaca, necessário tanto para que o indivíduo fuja da ameaça quanto para que o indivíduo a enfrente.
Nesse sentido, essa resposta fisiológica e psicológica ao estresse, pode ser desencadeada tanto por situações de perigo físico iminente quanto por situações em que haja ameaça psicológica.
Quanto a amigdala cerebral, é correto afirmar que esta é peça-chave no processamento de emoções fortes e disparo da reação luta-fuga, contudo, esta não faz parte do então denominado "sistema reptiliano" e sim do "sistema límbico".
Como a sua questão está incompleta, colocarei ela completa abaixo:
"Nossas emoções negativas são provenientes de uma necessidade de sobrevivência. Tudo nasceu com a resposta luta-fuga, que nos prepara para ameaças iminentes. A resposta luta-fuga, também conhecida como resposta ao estresse agudo, representa as escolhas que nossos ancestrais tiveram quando confrontados com o perigo em seu ambiente: eles poderiam lutar ou fugir. Em ambos os casos, a resposta fisiológica e psicológica ao estresse prepara o corpo para reagir ao perigo, sendo liberados hormônios que preparam o corpo para confrontar a ameaça ou fugir para um local seguro. "
Tomando como referência o mecanismo de resposta luta-fuga, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
- (F) A amigdala cerebral, parte do sistema reptiliano, é a peça-chave para o processamento de emoções fortes e disparo da reação luta-fuga.
- (V) A resposta de lutar ou fugir pode acontecer diante de um perigo físico iminente ou como resultado de uma ameaça psicológica.
- (V) A resposta luta-fuga pode ocorrer como “alarme”, conhecido como parte do primeiro estágio da síndrome geral de adaptação.
- (F) A resposta luta-fuga é uma resposta fisiológica em que percebemos aumento na frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória após uma experiência de perigo na qual foram liberados hormônios adrenalina e noradrenalina.
Aprenda mais sobre os mecanismos humanos de luta-fuga:
https://brainly.com.br/tarefa/27911373
#SPJ4