Nos últimos anos, o consumidor brasileiro tem tido mais acesso a informação e por isto tem demandado produtos mais diversificados. No Brasil, as alfaces mais conhecidas e consumidas são as crespas e as lisas, algumas das quais foram melhoradas para o cultivo de verão ou adaptadas para regiões tropicais, com temperaturas e pluviosidade elevadas, mas nos últimos anos também aparecerem cultivares roxas e com as folhas frisadas. A definição dos tipos de alface é importante porque a diversidade nas características morfológicas e fisiológicas entre os grupos determina grandes diferenças na conservação pós-colheita e, consequentemente, nos aspectos de manuseio. Algumas cultivares apresentam características específicas, como a resistência ao vírus do mosaico da alface (Lettuce mosaic virus - LMV), a resistência ao pendoamento precoce e o florescimento precoce em regiões quentes ou com dias longos (HENZ; SUINAGA, 2009).
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das cultivares contidas na Coluna A com suas respectivas características na Coluna B.
COLUNA A COLUNA B
I. Tipo repolhuda-crespa 1. A alface desse tipo possui folhas macias, lisas e soltas, não havendo formação de cabeça, sua cultivar típica é a tradicional Babá de Verão.
II. Tipo repolhuda-manteiga 2. A alface desse tipo vem adquirindo certa relevância por serem delicadas e com aspecto "arrepiado". Bons exemplos são as cultivares salad bowl e greenbowl.
III. Tipo solta-lisa 3. A alface desse tipo possui folhas bem lisas, muito delicadas, de coloração verde-amarelada e aspecto amanteigado, formando uma típica cabeça compacta, sua cultivar típica é a norte-americana White Boston.
IV. Tipo solta-crespa 4. Pertence a um grupo de reduzida importância econômica, sendo de aceitação restrita pelos consumidores por suas folhas serem alongadas e consistentes, com nervuras bem protuberantes, formando cabeças fofas. Bons exemplos são as tradicionais cultivares Romana Branca de Paris e Romana Balão.
V. Tipo mimosa 5. Alface desse tipo possui folhas caracteristicamente crespas, bem consistentes, com nervuras destacadas, formando uma cabeça compacta. As folhas internas são mais crocantes e mais claras que as externas, sendo preferidas para sanduíches. É resistente ao transporte e conserva-se melhor após a colheita, em relação a outros tipos. A cultivar típica é a norte-americana Great Lakes.
VI. Tipo romana 6. Alface desse tipo possui folhas bem consistentes, crespas e soltas, não formando cabeça, sua cultivar típica é a norte-americana Grand Rapids.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Escolha uma:
a.
I - 5; II - 3; III - 1; IV – 6; V – 2; VI – 4.
b.
I - 3; II - 5; III - 1; IV – 2; V- 4; VI - 6.
c.
I - 1; II - 5; III - 6; IV – 4; V – 3; VI - 2.
d.
I - 4; II - 6; III - 2; IV – 5; V – 1; VI – 3.
e.
I - 2; II - 1; III - 4; IV – 3; V – 6; VI – 5.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
I-5; II-3; III-1; IV-6; V-2; VI-4
Explicação:
Respondido por
2
Resposta:
e.
I - 5; II - 3; III - 1; IV – 6; V – 2; VI – 4.
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás