Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6° C. Ao contrário do espera- do, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pinguins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram. Scientific American Brasil, ano 2, n.º 21, 2004, p.80 (com adaptações). A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas. I. O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica. II. O aquecimento global pode interferir no ciclo d
Soluções para a tarefa
I, II e III.
O aquecimento global apresenta impactos em todo o ecossistema terrestre, principalmente no ambiente ártico, no sentido de que o aumento da temperatura influencia diretamente no ciclo hidrológico.
Por conta disso, reforça-se a necessidade de discussão a respeito desta temática, para que os países possam adotar medidas de redução de liberação de CO2, principalmente por resíduos industriais.
Resposta: as três afirmativas são corretas.
Explicação: O texto permite aceitar que as três afirmativas são corretas, já que toda alteração na temperatura atmosférica global altera os ciclos hidrológicos de diferentes regiões do mundo; o aquecimento global alterou o ciclo hidrológico e o comportamento climático da região, o que certamente interfere no ciclo de vida de espécies típicas dessa região, ou seja, o bioma se altera; a elevação da temperatura atmosférica global tem provocado diversas alterações que não estavam previstas nos primeiros estudos sobre o fenômeno, onde se afirmava categoricamente que a elevação de temperatura do planeta diminuiria os gelos da Antártida.