Filosofia, perguntado por biancamatos05, 6 meses atrás

Nos textos abaixo, identifique se há argumentos - e, se houver, identifique suas premissas e suas conclusões.

(a) A igualdade entre as pessoas é fundamental para o bom funcionamento da democracia. Primeiro, qualquer desigualdade (de renda, de oportunidades, etc.) se traduz em uma desigualdade de poder, o que é inconsistente com a democracia. Além disso, a desigualdade contribui com formar interesses de classe, que se sobrepõem ao bem comum da sociedade, pelo qual todos deveriam lutar.
(b) Já que elas defendem a igualdade de gênero, as mulheres também deveriam ser obrigadas a se alistarem nas Forças Armadas.

(c) O Movimento Verde está errado em pensar que devemos reciclar material como papel e vidro, pois papel vem das árvores, um recurso facilmente renovado, e vidro é feito de areia, que existe aos montes e é barata. Além disso, em algumas cidades americanas, esquemas de reciclagem foram abandonados porque eram muito caros.

(d) O chão está molhado porque choveu.

(e) Plantar sementes geneticamente modificadas permitirá a fazendeiros usar mais herbicidas poderosos (que matariam a plantação se usados previamente), então, haverá uma redução substancial na quantidade e na densidade de sementes de ervas na fazenda. Assim, é provável que os vários pássaros da região que dependem dessas sementes para sobreviver durante o inverno decaiam ainda mais.

(f) A maior parte dos pais quer que seus filhos tenham carreiras bem sucedidas. Já que a educação é essencial para o sucesso, é dever dos pais dar a seus filhos a melhor educação possível. Porque também é do interesse econômico do país ter uma população altamente educada, o governo deveria ajudar os pais a proverem a educação de seus filhos. Portanto, todos os pais deveriam receber ajuda financeira com o custo da educação de seus filhos, de modo que os de menores salários recebessem créditos de impostos e os mais ricos, descontos nos impostos.

(g) “A única liberdade que merece o nome é a de buscar nosso próprio bem à nossa própria maneira, conquanto não tentemos privar os outros das suas, ou impedir seus esforços para obtê-lo. Cada um é o guardião devido de sua própria saúde, seja corporal, ou mental e espiritual. A humanidade ganha mais ao suportar que cada um viva como lhe parece bom que ao compelir que cada um viva como parece bom ao restante.” (John Stuart Mill, On Liberty - trad. L. M. Fontes.)

(h) A torcida faz o time, e o Flamengo é o melhor time, pois tem a melhor torcida.

(i) Choveu, porque o chão está molhado.

(j) O inferno são os outros

Com base nos dois signos opostos, liberdade e responsabilidade, costuma-se dizer que a liberdade de determinado indivíduo termina quando começa a sua responsabilidade. No Brasil, muitos acidentes de trânsito acontecem justamente pelo fato de as pessoas não conhecerem o ponto inicial da sua responsabilidade. Analisando tal problema e suas consequências, o governo implantou a Lei Seca, objetivando um menor número de acidentes no trânsito.
Primeiramente, deve-se entender que a medida destinada ao governo tomar já está sendo colocada em prática. Além da implantação da lei. milhares de etilômetros foram adquiridos e, de maneira geral, a fiscalização ocorre corretamente.
De acordo com uma pesquisa feita pelo IBPS, com dados do Rio de Janeiro, 97% da população aprova o uso de bafômetros na fiscalização, e com dados do DATASUS, aconteceu uma queda de 6,2% na média nacional de mortes desde a implantação da lei. Pela interpretação dos índices percebe-se que a população já está conscientizada sobre a gravidade do problema embora a média da redução das vítimas fatais ainda esteja baixa.
Conclui-se, então que a parte mais difícil já está feita: as pessoas estão conscientizadas do problema. Agora, cabe aos estados e aos municípios o desenvolvimento de medidas criativas (como a repulsão magnética implantada em um copo ao beber e dirigir no RJ) que lutem energicamente contra a embriaguez no volante, para que assim, ao contrário do que o filósofo Sartre afirmava, o inferno deixe de ser os outros, os quais não sabem usufruir da sua liberdade.E, de quebra, se possa viver em um país livre de atitudes inconsequentes.

(Bianca Hatz, ENEM 2013) ​

Soluções para a tarefa

Respondido por layzaymsouza
2

Resposta:

Letra A

Explicação:

Podemos afirmar que este trecho corresponde à introdução, visto que, foi abordado um repertório sócio cultural ("nos dois signos opostos ..."), um parcial desenvolvimento para a pós argumentação aprofundada e uma tese

Perguntas interessantes