Nos termos do art. 79 da Lei n. 5.764/71, os atos cooperativos são aqueles praticados entre cooperativas e seus cooperados, e vice-versa, e pelas cooperativas entre si quando associadas para o êxito dos objetivos sociais.
Com base nos seus conhecimentos e nas competências desenvolvidas, analise as afirmativas adiante:
( ) Quando um cooperado entrega o seu produto para a cooperativa para que ela se transforme e seja processada, a cooperativa exerce o seu objeto empresarial de transformar aquele produto para agregar o seu valor.
( ) A entrega dos produtos pelo cooperado para que eles sejam beneficiados e vendidos em condições melhores do que se o produtor vendesse diretamente e individualmente.
( ) Quando a cooperativa, mesmo operando só com os cooperados, necessita praticar além de seus negócios, com estes ou com o mercado, um negócio que é de interesse do objeto da sociedade cooperativa que se torna necessário para atingir seus objetivos, como no caso de locação de um imóvel, compra de combustível etc.
( ) Quando a sociedade cooperativa precisa realizar um ato cooperativo, mas este não tem finalidade de fonte de receita autônoma, e que ocorre eventualmente, como por exemplo, a venda de maquinários velhos.
A alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo dos termos que definem as afirmativas.
Negócio auxiliar, negócios-meio, negócios acessórios, negócios-fim.
Negócios acessórios, atos não cooperados, negócios auxiliares, negócios-meio.
Negócios-fim, negócios-meio, negócios auxiliares, negócios acessórios.
Negócios-meio, negócios acessórios, atos não cooperativos, negócios auxiliares.
Atos não cooperativos, negócios acessórios, negócios auxiliares, negócio-meio.
Soluções para a tarefa
Olá!
O Art. 79 da Lei n. 5.764/71, define que os atos cooperativos ão aqueles praticados entre cooperativas e seus cooperados, para o êxito dos objetivos sociais.
Assim vamos a associar os termos que definem competências desenvolvidas pelas cooperativas:
Negócios acessórios: Quando um cooperado entrega o seu produto para a cooperativa para que ela se transforme e seja processada, a cooperativa exerce o seu objeto empresarial de transformar aquele produto para agregar o seu valor.
Atos não cooperados: A entrega dos produtos pelo cooperado para que eles sejam beneficiados e vendidos em condições melhores do que se o produtor vendesse diretamente e individualmente.
Negócios auxiliares: Quando a cooperativa, mesmo operando só com os cooperados, necessita praticar além de seus negócios, com estes ou com o mercado, um negócio que é de interesse do objeto da sociedade cooperativa que se torna necessário para atingir seus objetivos, como no caso de locação de um imóvel, compra de combustível etc.
Negócios-meio: Quando a sociedade cooperativa precisa realizar um ato cooperativo, mas este não tem finalidade de fonte de receita autônoma, e que ocorre eventualmente, como por exemplo, a venda de maquinários velhos.
Assim a alternativa correta é:
b) Negócios acessórios, atos não cooperados, negócios auxiliares, negócios-meio.
Resposta:
Alternativa 3:
V; V; V.
Explicação: