Nos sonhos, com frequência experimentamos a sensação de que as pessoas e objetos se fundem e trocam de lugar. Nosso gato pode ser ao mesmo tempo nossa tia, e o nosso jardim pode ser a África.”
Gombrich, E.H. A História da Arte. Tradução de Álvaro Cabral,
Rio de Janeiro, LTC – Livros Técnicos e Científicos. Editora S.A. 16. ed. p. 592.
A relação observada entre o texto e a imagem permite o entendimento e a intenção do artista do século XX. Neste caso, a obra apresenta características
A
do Cubismo, onde figura e fundo se fundem em um mesmo plano e o artista trabalha apenas em duas dimensões, sem se preocupar com a perspectiva matemática.
B
do Surrealismo, pois o artista desse movimento vai representar o mundo dos sonhos e do inconsciente em formas abstratas, criando composições surpreendentes.
C
do Expressionismo, com a representação dos sentimentos e sem a preocupação com as formas clássicas, os elementos da pintura representam o interior dos artistas.
D
do Surrealismo, misturando nas telas fragmentos surpreendentes e disparatados do mundo real, pintados com a mesma detalhada precisão dos pintores Neoclássicos.
E
do Cubismo, apresentando formas sintéticas e geometrizadas, comuns no século XX, mas que podem ser entendidas como a expressão do ponto de vista do artista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
do Surrealismo, misturando nas telas fragmentos surpreendentes e disparatados do mundo real, pintados com a mesma detalhada precisão dos pintores Neoclássicos.
A relação observada entre o texto e a imagem permite o entendimento e a intenção do artista do século XX. Neste caso, a obra apresenta características do Surrealismo, misturando nas telas fragmentos surpreendentes e disparatados do mundo real, pintados com a mesma detalhada precisão dos pintores Neoclássicos. Alternativa correta, letra D.
O Movimento artístico do Surrealismo pode ser definido como uma corrente artística moderna, tendo como finalidade a produção de uma arte que representasse o irracional e o subconsciente. Seus artistas consideravam que a arte daquele momento estava saturada com obras racionalistas demais.
André Breton (1896-1966), seu precursor, foi um escritor francês e ex-integrante de outro movimento artístico, o Dadaísmo. Ao romper com o líder do Dadaísmo, Tristan Tzara, lança em 1934 em Paris, o Manifesto Surrealista, uma forma inovadora de encarar a arte.
Seus artístas queriam libertar suas mentes da lógica que era imposta pela sociedade na concepção da arte.
Aprenda mais sobre o movimento Surrealista:
https://brainly.com.br/tarefa/20529373
Bons estudos!