Nos primeiros sistemas operacionais, que, como já dissemos, eram os monoprogramáveis, a memória era dividida em células de tamanho fixo, chamadas de partições. Segundo Machado (2007, p. 162), o tamanho das partições, estabelecido na fase de inicialização do sistema, era definido em função do tamanho dos programas que executariam no ambiente. Sempre que fosse necessária a alteração do tamanho de uma partição, o sistema deveria ser desativado e reinicializado com uma nova configuração. Esse tipo de gerência de memória é conhecida como:
A) Alocação contígua dinâmica
B) Alocação particionada contínua
C) Alocação particionada dinâmica
D) Alocação particionada estática ou fixa
E) Alocação contígua simples
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alocação particionada estática ou fixa
Explicação:
Com referência aos primeiros sistemas operativos, esse tipo de gestão de memória é conhecido como. Alocação particionada estática ou fixa, portanto, a alternativa correta é a letra D).
Partição fixa
A multiprogramação de partição fixa é uma técnica de gestão de memória imediata na qual a memória principal é particionada em partições de tamanho fixo que podem ser de tamanho igual ou diferente.
Sempre que precisamos alocar memória de processo, é encontrada uma partição livre grande o suficiente para conter o processo.
A memória é então anexada ao processo. Se não houver espaço livre disponível, o processo aguarda na fila a alocação de memória. É uma das técnicas de gestão de memória mais antigas e fáceis de implementar.
Saiba mais sobre sistemas operativos em: https://brainly.com.br/tarefa/18147182
#SPJ2