História, perguntado por gabizinhaaa79, 8 meses atrás

Nos primeiros anos desde a chegada ao Novo Mundo, espanhóis, portugueses e franceses, ingleses e holandeses praticavam escambo com os nativos, trocando presentes e produtos que cada um dos lados julgava interessante para o outro. Assinale a alternativa incorreta. *
1 ponto
Os povos nativos que viviam na região que hoje correspondente ao Canadá trocavam peles de animais por produtos oferecidos principalmente pelos franceses.
Os povos nativos que viviam na região que hoje corresponde ao Brasil trocavam madeira e farinha por espelhos, enxadas e outros objetos oferecidos por portugueses e outros europeus que aportavam no litoral.
Os povos nativos que viviam na atual região do Peru não davam valor ao ouro e, por isso, não realizaram trocas por objetos trazidos pelos espanhóis.
Esse tipo de contato inicialmente não afetou de forma tão intensa a vida dos indígenas e a autonomia do sistema tribal como viria a ocorrer nos anos seguintes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Tiohsubaru
3

O escambo foi utilizado durante os primórdios da colonização portuguesa do Brasil, uma vez que os índios brasileiros não conheciam qualquer forma de moeda.[6]

Antes da escravização indígena nas lavouras, os primeiros contatos entre portugueses e nativos se caracterizavam pela troca de produtos e serviços por outras mercadorias: o escambo. Um navegador francês chamado Gonneville, que esteve na colônia entre 1503 e 1504, afirmava que os indígenas trocavam diversos artigos que interessavam aos europeus, como pele de animais, plumagens, madeira etc., por “pentes, facas, machados e outras bugigangas, quinquilharias e coisas de baixo preço”.

Para os europeus, os povos nativos adotavam um comportamento tolo e incompreensível, pois aceitavam objetos de pouco valor em troca de objetos valiosos na Europa, como o pau-brasil. Mas seria mesmo um disparate? Para tentar responder a essa pergunta, deve-se considerar a enorme travessia marítima que os portugueses faziam para chegar à América. Corriam diversos riscos e enfrentavam enormes dificuldades para obter uma simples madeira, usada para tingir tecidos de vermelho. Não ocorria a eles próprios questionarem se, para os nativos seu comportamento também não poderia ser visto como tolo e sem sentido? Além disso, se para o europeu um espelho não representava quase nada, para o indígena era um objeto útil, valioso, que ele não podia fabricar.

ESPERO TER AJUDADO

Respondido por martinkoliveira
0

A alternativa incorreta sobre a relação entre povos nativos e europeus durante o período inicial da chegada destes ao Novo Mundo é a letra C) Os povos nativos que viviam na atual região do Peru não davam valor ao ouro e, por isso, não realizaram trocas por objetos trazidos pelos espanhóis.

A) VERDADEIRA, uma vez que os povos do Canadá realizavam trocas com os franceses onde estes entregavam peles de animais.

B) VERDADEIRA, dado que os povos nativos do Brasil trocavam madeira e farinha em troca de produtos de baixo valor para os europeus, mas que serviam aso indígenas.

C) FALSA, pois os povos nativos do Peru valorizavam sim o ouro, e realizaram trocas com os espanhóis.

D) VERDADEIRA, porque o contato não modificou a vida dos indígenas de forma imediata, mas somente após alguns anos.

Veja questão relacionada em:

https://brainly.com.br/tarefa/8274680

Anexos:
Perguntas interessantes