1. (UNESP – adaptado) Os animais da Amazônia estão sofrendo com o desmatamento e com as queimadas, provocadas pela ação humana. A derrubada das árvores pode fazer com que a fina camada de matéria orgânica em decomposição (húmus) seja lavada pelas águas das constantes chuvas que caem na região.(J. Laurence, Biologia.)O contido no texto justifica-se, uma vez que: *
1 ponto
a. a reciclagem da matéria orgânica no solo amazônico é muito lenta e necessita do sombreamento da floresta para ocorrer.
b. o solo da Amazônia é pobre, sendo que a maior parte dos nutrientes que sustenta a floresta é trazida pela água da chuva.
c. as queimadas, além de destruírem os animais e as plantas, destroem, também, a fertilidade do solo amazônico, originalmente rico em nutrientes e minerais.
d. o que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.
UFRGS - adaptado) O rompimento de uma barragem da mineradora Samarco, em novembro de 2015, considerado o maior desastre ambiental do Brasil, causou uma enxurrada de lama com rejeitos, na região de Mariana (MG). Considere as afirmações I, II e III, sobre as consequências desse desastre. Quais estão corretas? *
1 ponto
Imagem sem legenda
a. Apenas I.
b. Apenas III.
c. Apenas II e III.
d. I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- D) o que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.
2- D) I, II e III.
Explicação:
Google Classroom
As alternativas corretas são letra d) e letra d), respectivamente.
1. Vamos analisar cada uma das alternativas:
a) Incorreta. Não é o sombreamento que propicia a manutenção do húmus no solo, mas sim as folhas e as raízes das plantas.
b) Incorreta. O solo da Amazônia é rico em nutrientes, a água da chuva acaba por ir levando embora esses nutrientes quando há desmatamento.
c) Incorreta. A riqueza do solo é de nutrientes, não de minerais.
d) Correta. É exatamente a decomposição em larga escala que propicia essa abundância de nutrientes no solo Amazônico.
2. As afirmações são:
I - O impacto ambiental do rompimento, que vazou 35 bilhões de litros de rejeitos de minérios, atingiu a vida aquática, as faixas de mata ciliares, bem como o litoral do Espirito Santo.
II - A lama contaminada, oriunda da barragem, abalou o abastecimento de água de várias cidades ao longo da bacia do Rio Doce.
III - A lama contaminada modificou a composição do solo, ao longo de 650km do Rio Doce e seus afluentes, tornando-o improdutivo naqueles locais em que houve a deposição de sedimentos.
Todas as afirmações estão corretas, tendo em vista que o desastre em Mariana, além de ter feitos centenas de vítimas fatais, levou poluição por toda a região, principalmente por meio dos rios e lagos da região.
Toda essa poluição causou também um desastre ecológico, pois ela inviabilizou a presença de vida (animal e vegetal) por vários locais.
Você pode aprender mais sobre Meio Ambiente aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17888517