Nos mapas, estão representados os Eixos de Integração e Desenvolvimento previstos pela Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), da qual o Brasil é um dos países membros, desde o ano 2000. Com base nos mapas e em seus conhecimentos,
a) identifique todos os Eixos de Integração com impacto direto sobre o mercado externo brasileiro, analisando, particularmente, o Eixo de Integração 9. Explique.
b) identifique e analise dois possíveis impactos ambientais do Eixo de Integração 8.
Soluções para a tarefa
a) Os Eixos de Integração de Desenvolvimento, apresentados nos mapas, foram previstos pela Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-americana (IIRSA). Os eixos 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 10 são os que representam impacto direto maior sobre o mercado externo brasileiro.
Por atravessarem o território brasileiro, todos os eixos impactam diretamente no fluxo de mercadorias, seja no mercado nacional ou no comércio externo. O Eixo de Integração 9 congrega os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile – como membro associado).
O Brasil encontra no bloco amplo mercado externo, grande consumidor para os produtos industrializados, além do fluxo de commodities brasileiras, como soja e carne, exportadas para o mercado asiático por meio dos portos do Pacífico, em especial para a China.
b) A construção de portos pela faixa atlântica, que vai do Sul da Bahia ao Sul do Estado de São Paulo, no bioma da Mata Atlântica está entre os possíveis impactos ambientais ao longo do eixo 8.
Além da construção dos portos, a expansão da agropecuária pelas regiões dos biomas do Cerrado e do Pantanal encarrega-se por uma maior degradação com a criação de vias e intervenções hidrológicas, como a construção de pontes e hidrovias, modificando o fluxo de escoamento da Bacia Platina.
Técnicas inadequadas para a realização da atividade agrícola, como a adoção de queimadas e de agrotóxicos, piorando, sobremaneira, a ação da erosão, a contaminação do solo e do lençol freático, incluindo extensas áreas do Aquífero Guarani.
Resposta:
a) Os eixos de integração com impacto direto sobre o mercados externos brasileiros são os de números, 3, 4, 5, 6, 8 e 9. O eixo número 9 visa constituir infraestrutura que fortaleça a integração regional já constituída de forma política (MERCOSUL). Essa integração busca aprofundar a inserção da região na economia global principalmente em direção ao núcleo geoeconômico do pacífico.
b) O eixo número oito tende a ampliar a ocupação de biomas como o Pantanal, o Cerrado e a Mata Atlântica no sentido Oeste - Leste. Tal expansão pode ampliar o desmatamento devido à construção de grandes obras de infraestrutura, atividades agropecuárias e a o crescimento urbano – industrial. Além disso, as obras de hidrovias no Centro – Oeste tendem a afetar a dinâmica de cheias do pantanal e acentuar o assoreamento.