Nos estudos sobre cultura brasileira, o processo de construção das identidades em contextos coloniais é tópico bastante significativo. Nesse sentido é correto afirmar:
a. A mestiçagem representa a manutenção de uma identidade calcada na homogeneidade, preocupada em integrar os grupos marginalizados, não estando de acordo com as concepções dominantes da nação.
b. A afirmação da identidade negra ao longo do período escravocrata não aniquilou os valores dessa etnia, conformando uma identidade de raiz única, exclusiva e africana.
c. A memória dos objetos, também chamada de cultura material, se conserva na tensão entre elementos díspares que geram novos objetos culturais, isto é, tentativas de tradução de uma cultura em relação à outra.
d. O sincretismo que caracteriza a sociedade brasileira e que encontra ecos coloniais não se sobrepõe em relação à “superioridade” do europeu da colônia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A alternativa A está correta.
É importante que essa análise seja feita corretamente, pois os inclassificáveis não ocupam a mesma categoria dos miscigenados.
A população Brasileira é praticamente toda composta por indivíduos mestiços, devido a inclusão da Europa e outros continentes assim como os escravos Africanos junto de nossos índios.
Assim, a classificação deve corresponder cada indivíduo, sem que o mesmo seja desvalorizado, pois devemos respeitar todas as etnias.
Rose2902:
Resposta A está errada, segue resposta correta abaixo:
Nos estudos sobre cultura brasileira, o processo de construção das identidades em contextos coloniais é tópico bastante significativo. Nesse sentido é correto afirmar:
Resposta Selecionada: c.
A memória dos objetos, também chamada de cultura material, se conserva na tensão entre elementos díspares que geram novos objetos culturais, isto é, tentativas de tradução de uma cultura em relação à outra.
Respondido por
4
Resposta:
A resposta é letra C
Explicação:
A alternativa colocada pelo colega acima está errada!
Perguntas interessantes