Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problemas, desafie e crie regras. Nessa função é indispensável que, em espaços escolares e em espaços não escolares, o educador articule os saberes que os alunos já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.
Os espaços escolares, como a creche e a pré-escola são validados como lócus privilegiados do processo ensino-aprendizagem. Mas grande parte dos alunos apresentam dificuldade em vencer os primeiros desafios quanto ao seu desenvolvimento psicossocial e acadêmico porque não vivenciam outros ambientes formadores.
Os espaços não escolares são de grande importância para o desenvolvimento da criança. Pois neles as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem e interagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.
Para um trabalho de sucesso, o professor precisa conhecer as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Montessori, Wallon, Freinet, são indispensáveis na formação do professor.
Diante do contexto atual, torna-se uma necessidade buscar parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas pouco podemos interferir na gestão democrática da escola no que se refere às decisões tomadas em relação a participação dos familiares junto ao projeto da escola. Quem atende os pais é a gestão ou coordenação da escola.
Está correta a sequência:
F, V, F, V, F
V, V, F, V, F
V, V, F, F, F
V, F, V, F, V
V, V, V, V, F
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos estudos realizados sobre o perfil do educador infantil, em espaços escolares e em espaços não escolares, percebemos que saber lidar e gostar de crianças não é o bastante, é preciso que o educador tenha uma visão ampla de todo o processo educacional. O perfil do educador infantil requer que ele instigue, questione, estruture situações-problemas, desafie e crie regras, busque o novo.
Pensando assim, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
I-( )Nessa função é indispensável que o educador na construção do conhecimento do aluno, articule os saberes que eles já dominam com os saberes que ainda precisam ser adquiridos.
II-( )Nessa função é indispensável que o educador desconsidere os saberes que os alunos já dominam e tragam sempre saberes novos porque ele sabe o que o aluno precisa aprender.
III-( )Nessa função é indispensável que o educador considere de grande importância as interações. Por meio delas, as crianças aprendem como cooperar, desenvolvem linguagem, criam vínculos e também aprendem lições de autonomia.
IV-( )Nessa função é indispensável que o professor conheça as teorias do desenvolvimento humano, assim conseguirá compreender quais estímulos são adequados e essenciais para cada etapa. Vários pensadores como: Vygotsky, Piaget, Wallon são indispensáveis na formação do professor.
V-( )Nessa função é indispensável que exista uma parceria junto às famílias dos alunos e à comunidade escolar. Mas precisa ser delimitado a participação da família apenas nos problemas referentes ao seu filho sem interferir na gestão democrática da escola.
Está correta a sequência:
V-F-V-F-F
V-V-V-V-F
F-F-V-V-F
V-F-V-V-V
V-F-V-V-F Correta