Psicologia, perguntado por gabrielbrandsilva456, 11 meses atrás

Nos estudos acerca do desenvolvimento humano, percebe-se a importância de levar em consideração tanto os aspectos biológicos como as relações sociais, culturais e interpessoais. Os estímulos do ambiente auxiliam ou dificultam o desenvolvimento das diversas áreas que compõem o ser humano.

Portanto, a partir do caso apresentado pela equipe, como você, enfermeiro, pode contribuir na análise do caso de Maria, articulando uma possível compreensão para o caso e com propostas interventivas?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por dudasalsanha
9
Os estímulos do ambiente, podem auxiliar tanto para ambas as partes, para isso é necessário entender a história do indivíduo, desde o seu nascimento.

Porém o ambiente externo desenvolve estímulos, nos quais temos com respostas um comportamento operante (controlados pelo meio) ou um comportamento respondente (estímulos automáticos).
Respondido por guisdhc
6

Resposta:

A equipe multidisciplinar deve estar sempre atenta aos fatores biológicos e relacionais na análise de processos humanos. O meio favorecerá, ou não, o crescimento das pessoas.  

A equipe já tinha realizado as avaliações neurológica, cognitiva, física e motora, nas quais percebera que não havia comprometimento nessas áreas.  

Dois pontos levantados são de extrema importância na ampliação desse caso:

1. A psicóloga e o terapeuta ocupacional conseguiam se comunicar com a criança, enquanto os outros profissionais que não estimulavam a comunicação não conseguiam.  

2. A avó, superprotetora, não esperava a criança falar para corresponder ao seu pedido. A criança era atendida apenas pela comunicação gesticular.  

Há de se considerar alguns aspectos: para Vygotsky, no início do desenvolvimento da fala, os aspectos motores e verbais estão misturados e são intermediados pelo adulto. O gesto da criança, junto com a compreensão do adulto, possibilitará a comunicação, ou seja, o primeiro modo de expressão (fala) da criança é demonstrativo.  

Contudo, ao longo desse desenvolvimento, é necessário e importante o estímulo para que essa fala ocorra, e não apenas a comunicação gestual. Compreende-se que a avó de Maria não tem possibilitado essa transição entre gestos e fala. E isso é reproduzido pelos profissionais da equipe que não estimulam a comunicação.  

Propostas interventivas

Essa compreensão nos leva a propor intervenções em que a equipe de saúde estimule a fala dessa criança, ao mesmo tempo que os profissionais que têm contato direto com essa avó possam também realizar essa intervenção. Indica-se a psicóloga e a terapeuta ocupacional para essa abordagem mais direta com as cuidadoras.  

Para embasar propostas interventivas, sempre muito importantes em trabalhos com equipe multidisciplinar, você pode ampliar seus estudos no texto de Vygotsky intitulado "A construção do pensamento e da linguagem", em que ele discorre sobre a importância dos estímulos ambientais.

Explicação:

Perguntas interessantes